• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Maioria dos sem-abrigo são homens entre 30 e 49 anos e com sexto ano de escolaridade

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345


Quase todos os sem-abrigo em Portugal são homens e a maioria tem entre 30 e 49 anos e o sexto ano de escolaridade, de acordo com um questionário realizado no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo.

No final de 2009, altura em que foi levado a cabo um questionário a fim de ser criada uma base de dados dos sem-abrigo em Portugal, «foram identificadas 2.133 pessoas sem tecto e sem casa, que dormem na rua, em carros, em casas abandonadas ou que pernoitam em Centros de Acolhimento Temporário».

Segundo revelou à Lusa fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, trata-se de uma população maioritariamente masculina (84 por cento), que tem entre 30 e 49 anos (60 por cento) e com o sexto ano de escolaridade (54 por cento).

A ruptura familiar é a razão indicada por mais sem-abrigo (33,1 por cento) para justificar a situação em que se encontram, seguindo-se o desemprego (22,3 por cento) e as causas pessoais (20,8 por cento).

Entre os problemas associados à condição de sem-abrigo e a principal necessidade de apoio estão o consumo de substâncias psicoativas (drogas 31,3 por cento e álcool 19 por cento), as doenças mentais (11,4 por cento), as doenças físicas (11,3 por cento) e a falta de ocupação (16,9 por cento).

A criação da base de dados dos sem-abrigo foi anunciada pelo Governo em Março de 2009, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo, mas só agora foram conhecidos os dados recolhidos.

Organizada pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social em conjunto com outras entidades públicas e privadas, esta Estratégia visa permitir a coordenação dos recursos existentes e apostar em três áreas específicas: prevenção, intervenção e acompanhamento.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai incluir pela primeira vez no CENSOS deste ano as pessoas sem-abrigo.

Lusa/ SOL

 
Topo