kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Centros de saúde deram mais de 21 mil doses desde que a vacina entrou no Plano Nacional de Vacinação. Vacina protege contra a meningite é gratuita para as crianças que nasceram este ano
Até 11 de agosto os centros de saúde vacinaram 18 500 crianças gratuitamente com a Prevenar 13, num total de 21 236 doses. A vacina, que previne infeções por pneumococos e particularmente, a Doença Invasiva Pneumocócica (DIP) que se manifesta por meningite, septicémia, pneumonia, otite e outras doenças, entrou no Plano Nacional de Vacinação a 1 de julho.
É gratuita para todas as crianças que nasceram este ano (desde 1 de janeiro) e para outras pessoas pertencentes a grupos de risco, mediante receita médica.
De acordo com o balanço da Direção-geral da Saúde, "o primeiro mês de vacinação com a vacina Prevenar 13 decorreu de acordo com o ritmo esperado, sem problemas, quer no fornecimento e distribuição, quer na administração das vacinas, e com uma boa participação e adesão dos cidadãos à vacinação".
Para as crianças que não têm direito á vacina gratuita, porque nasceram antes de 2015, podem comprar a vacina nas farmácias, mediante receita, e beneficiar da comparticipação de 15%.
A introdução da vacina no Plano Nacional de Vacinação era há muito pedida por pediatras, que saudaram a medida. No parecer da Comissão técnica de Vacinação da Direção-geral da Saúde, que fundamentou a decisão de tornar esta a 13.ª vacina do Plano Nacional de Vacinação, estimava-se que a vacina poderia evitar entre 160 e 650 mortes e entre 922 e 3380 internamentos por ano.
dn