• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mais de 50 restaurantes em Roma investigados por usarem azeite adulterado

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
naom_57c691e7c489f.jpg


A Procuradoria-Geral de Roma, em Itália, está a investigar cerca de cinquenta restaurantes do centro da cidade. Em causa está o facto de os estabelecimentos estarem a usar um óleo de sementes adulterado como se fosse azeite virgem extra.






Segundo o jornal italiano La Repubblica, o óleo é visualmente idêntico ao azeite mas trata-se de um produto "adulterado e perigoso para a saúde". Segundo a investigação do Ministério Público italiano, coordenada pelo procurador Giovanni Conzo, a substância é feita a partir de óleos de sementes de baixa qualidade e de "origem desconhecida" e misturada com betacaroteno para disfarçar o sabor e clorofila para lhe dar um tom dourado.


O produto é depois rotulado como "azeite produzido em Itália" em vários restaurantes da cidade italiana. Mais de 50 estabelecimentos em várias zonas turísticas de Roma, como a Fonte de Trevi e o bairro de Trastevere, foram alvo de uma inspeção.


A investigação, realizada com apoio dos Carabinieri (polícia italiana), começou após uma inspeção a um produtor clandestino deste "azeite" na região de Apúlia, no sul do país. No entanto, para o Ministério Público, os restaurantes "não são ingénuos", mas "compradores conscientes" do produto.

IN:NM
 
Topo