• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mais de mil condutores por ano fogem a operações "stop"

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Álcool a mais, falta de carta de condução ou guiar um carro furtado são alguns dos motivos para não parar. A GNR registou 1432 automobilistas "desobedientes" em 2013



"Vejo o condutor virar o carro para a faixa de sentido contrário e entrar em contramão, seguindo na minha direção. Começo a correr, salto para a berma e enrolo o corpo para me proteger. Fiquei no chão em posição fetal e lembro-me de recolher as pernas da estrada não fosse ele passar ali." O capitão Nuno Lopes, comandante do Destacamento de Trânsito do Porto da GNR, recordou, desta forma, ao DN o momento em que foi vítima de uma tentativa de atropelamento por um condutor que não respeitou um sinal de paragem numa operação stop.

Um exemplo de uma desobediência ocorrido este ano mas que teve em 2013 uma estatística impressionante: 1432 automobilistas contrariaram as indicações de paragem dos militares da Guarda, sobretudo nos distritos do Norte (ver números). Trata-se de uma infração muito grave, punida com multa de 500 a 2500 euros, segundo o Código da Estrada. Na maior parte das vezes, os condutores que assim se comportam estão alcoolizados, conduzem sem carta ou têm problemas pendentes com a Justiça. Refira-se que em 2012 tinham sido 1164 os automobilistas que desrespeitaram o sinal de paragem durante uma fiscalização.



dn
 
Topo