Portal Chamar Táxi

Mais de oito milhões de cigarros apreendidos em Aveiro e Portimão

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Oito milhões de cigarros de contrabando, em perto de 400 mil maços, foram apreendidos, na zona de Aveiro, no interior de um camião de transporte de rações para animais. Em Portimão, 477.800 mil cigarros foram transportados no ferry "Volcan de Tijarafe".


ng1403400.jpg

Tabaco apreendido em Portimão

A operação do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra da GNR decorreu na tarde de segunda-feira, na saída de Aveiro Norte da autoestrada A1, no âmbito de uma fiscalização aos principais eixos viários da zona centro do País.

De acordo com a GNR, a mercadoria apreendida - oito milhões de cigarros, acondicionados em 399.750 maços sem qualquer estampilha fiscal - "seguia numa viatura pesada de mercadorias que, aparentemente, apenas fazia o transporte de rações para animais com destino a Espanha".

"Verificou-se que as rações para animais não ocupavam o camião todo. E suspeitou-se que houvesse outra mercadoria", o que veio a confirmar-se, explicou à Agência Lusa o major Magalhães Pereira, comandante do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra.

O tabaco apreendido, de três marcas (Extreme, Goal e Mark 1), tem um valor presumível de 1,52 milhões de euros e uma prestação tributária de cerca de 1,2 milhões.

O camião foi apreendido e o motorista detido "e constituído arguido por crime de introdução fraudulenta no consumo qualificado", informou a GNR.

Mais de oito milhões de cigarros apreendidos em Aveiro e Portimão
Tabaco apreendido em Portimão

Contrabando no ferry

No domingo, as autoridades portuguesas apreenderam 477.800 mil cigarros de contrabando no porto de Portimão, com um valor comercial aproximado de 74 mil euros.

Segundo um comunicado do Ministério das Finanças, divulgado hoje, terça-feira, os cigarros apreendidos - das marcas Marshall, Respect, Ducal - eram transportados no ferry "Volcan de Tijarafe", barco que opera a linha regular Portimão - Madeira - Canárias.

"A maioria dos cigarros apreendidos encontrava-se no interior de um veículo de mercadorias de matrícula espanhola, cuja única ocupante (...) se encontra detida", lê-se no comunicado. O restante tabaco estava "em malas de viagem transportadas por dois passageiros, ambos de nacionalidade marroquina".

Os cigarros apreendidos têm um valor comercial de 74.615 mil euros e a sua introdução ilegal no consumo em Portugal lesaria o Estado português em cerca de 66.032 mil euros.

Durante este ano, as apreensões das autoridades portuguesas no Cais Comercial de Portimão cifram-se em 4.910.840 cigarros, com o valor comercial de 828.326 euros.

No passado dia 7 de Dezembro, as autoridades portuguesas já haviam apreendido 82 mil cigarros no porto de Portimão camuflados em oito malas de viagem transportadas por quatro passageiros no barco "Volcan de Tijarafe".

JN
 
Topo