kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Principais motivos na origem das chamadas são questões de saúde e maus tratos.
A Linha do Cidadão Idoso, do provedor de Justiça, recebeu, em média, 17 chamadas por dia no ano passado, num total de mais de três mil contactos, principalmente por questões de saúde e por causa de maus tratos.
De acordo com o relatório de atividades de 2014, a que a Lusa teve acesso, 3139 pessoas contactaram telefonicamente o provedor de Justiça através da Linha do Cidadão Idoso, tendo esta linha, nos últimos anos, recebido, em média, mais de 2800 chamadas por ano.
Na maior parte dos casos (387), os contactos serviram para colocar questões relacionadas com a área da saúde, nomeadamente por causa da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), taxas moderadoras, transporte de doentes ou ajudas técnicas.
Houve também 209 casos em que o contacto teve que ver com maus tratos, 196 com questões relativas às estruturas residenciais para idosos/acolhimento familiar, 187 contactos por causa da ação social ou 174 com questões sobre pensões.
Por outro lado, houve 138 casos relativos a negligência de cuidados, 135 por causa de abuso moral e financeiro, mas também 106 relativos a conflitos familiares e 58 sobre abandono.
dn