• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Manual - Perguntas Frequentes II

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

Qual a diferença de uma carteira normal para uma carteira lite?​

Na carteira lite, você fornece a chave de visualização para um nó remoto que escaneia o blockchain e busca suas transações para você. Esse nó saberá quando você recebeu moedas, porém não saberá quanto você recebeu, de quem você recebeu, ou para quem você está enviando dinheiro. Dependendo da carteira que você estiver usando, é possível definir um nó remoto que você possui total controle para evitar vazamentos de privacidade. Para manter tudo o mais privado possível, use uma carteira normal com um nó local.

Existe um limite no tamanho do bloco?​

Não, o Monero não possui um limite de tamanho de bloco fixo. Ao invés disso, o tamanho do bloco é alterado de forma dinâmica com o passar do tempo de acordo com a demanda. Seu crescimento é limitado a uma certa taxa para evitar mudanças bruscas (escalabilidade).

Monero é um mixer ou um serviço de mixing?​

Não. Monero usa um processos completamente não interativo, sem custódia e completamente automático para criar transações privadas. Nos serviços de mixing, em contrapartida, os usuários devem optar em participar da mistura.

Nó e Carteira​

Qual carteira devo usar?​

Existem várias carteiras disponíveis para um extenso número de plataformas. Neste site você encontrará as carteiras lançadas pelo Core Team (GUI e CLI) e uma lista de carteiras de terceiros amplamente confiáveis e de código aberto tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.
Mais Informações: Downloads

Não consigo ver meu saldo. Perdi todo meu Monero?​

Você provavelmente não perdeu. É muito difícil simplesmente "perder" suas moedas, já que tecnicamente elas não estão em lugar nenhum. Suas moedas "vivem" no blockchain e estão ligadas à sua conta através de um sistema de chaves públicas e privadas protegidas por criptografia. É por isso que se você não vê os seus fundos, é provavelmente por causa de uma questão técnica. Dê uma olhada na seção "Recursos e Ajuda" ao lado para uma lista de recursos úteis que o ajudarão a identificar e corrigir o seu problema.

Como faço para conectar meu nó utilizando Tor?​

O suporte ao Tor ainda está em fase inicial, mas já é possível enviar transações nativamente e executar um daemon Monero na rede Tor. Integrações melhores para Tor e I2P estão em andamento.
Mais Informações: Conectando a sua carteira local com o seu próprio daemon através do Tor

Por que minha carteira demora tanto para sincronizar?​

Se você estiver executando um nó local, é necessário fazer o download do blockchain inteiro. Isso pode demorar, principalmente se você estiver usando um disco rígido antigo ou tiver uma conexão de internet lenta. Se você estiver usando um nó remoto, seu computador ainda assim precisa de uma cópia de todas as saídas (outputs) do blockchain, o que pode demorar algumas horas. Seja paciente e se você quiser sacrificar parte da sua privacidade para reduzir o tempo de sincronização, considere usar um nó remoto ou carteira light.

Como decido se devo rodar um nó completo ou um nó podado?

Um nó completo requer uma quantidade considerável de armazenamento e pode levar um bom tempo para baixar e verificar o blockchain completo, especialmente em computadores antigos. Caso tenha uma quantidade limitada de armazenamento, um nó podado é recomendado. Ele só armazena 1/8 dos dados necessários e mantém o histórico completo das transações. Se tiver uma grande quantidade de armazenamento disponível um nó completo é recomendado, porém um nó podado ainda assim contribuirá imensamente com a rede e aprimora sua privacidade.

Por que o blockchain precisa de tanto espaço assim?

Quando você baixa o blockchain, você está baixando todo o histórico de transações que ocorreram no Monero desde sua criação. As transações e os dados relacionados a elas são pesados e um histórico completo precisa ser mantido para garantir que elas são iguais para todos. Podar um blockchain permite rodar um nó que mantém apenas 1/8 dos dados não vitais ao blockchain. Isso resulta em um blockchain 2/3 menor que um completo. Conveniente para pessoas com espaço limitado em disco. Confira os termos nó e nó remoto na Moneropédia para maiores detalhes.

Posso evitar ter que baixar o blockchain completo?

Sim. Você não precisa baixar o blockchain para realizar transações na rede. Você pode conectar-se a um nó remoto, que armazena o blockchain para você. As carteiras mais comuns (incluindo GUI e CLI) permitem o uso de nós remotos para realizar transações. Existem muitas formas de aproveitar essa funcionalidade. As carteiras GUI e CLI, por exemplo, possuem a opção de nó "bootstrap", permitindo assim o download do blockchain em paralelo ao uso de um nó remoto e fornecendo acesso imediato à rede. Formas de se melhorar a usabilidade da rede Monero são exploradas constantemente.

Mais Informações: Como conectar num nó remoto usando a carteira GUI

Por que minha carteira precisa ser escaneada toda vez que é aberta?

Porque novas transações foram gravadas no blockchain desde a última vez que você abriu sua carteira e é preciso escanea-las para certificar que nenhuma delas pertence a você. Este processo não é necessário em uma carteira no estilo mymonero (openmonero), onde um servidor central (que poderia ser gerenciado por você) faz este trabalho por você.

É perigoso rodar um nó pessoal?

Rodar um nó pessoal é a forma mais segura de interagir com a rede do Monero, pois assim você tem controle total e não precisa depender de terceiros. De um modo geral, rodar um nó não é perigoso, mas tenha em mente que sua ISP (provedora de internet) verá que você está rodando um nó Monero.

É perigoso usar um nó remoto? Quais informações o operador deste nó poderá coletar sobre mim?

É recomendado, especialmente para usurários preocupados com privacidade, sempre utilizar um nó pessoal quanto realizar transações na rede para atingir o maior nível de privacidade. Algumas pessoas, por conveniência, preferem usar nós remotos que não estão sob seu controle (nós públicos). A conveniência de não ter de lidar com uma cópia pessoal do blockchain vem com um custo: privacidade reduzida. O operador de um nó remoto é capaz de ver de qual endereço IP uma transação se originou (mesmo sem poder ver o destinatário nem a quantidade) e em casos extremos, pode realizar ataques capazes de reduzir sua privacidade. Alguns perigos podem ser mitigados ao utilizar nós remotos nas rede Tor ou I2P, ou usando uma VPN

 
Topo