Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 5

Parte dos Manuscritos do Mar Morto, documentos bíblicos encontrados naquela região do Médio Oriente em meados do século XX, foram finalmente disponibilizados para consulta na InternetA iniciativa resulta de uma parceria entre o Museu Nacional de Israel e a Google, que permitiu digitalizar alguns destes documentos, para que pudessem ser acedidos a partir de qualquer parte do mundo.
No total são cinco os manuscritos disponibilizados agora on-line e incluem o Livro de Isaías e um documento conhecido como o Manuscrito do Templo, considerados dos mais importantes daquele conjunto.
As imagens surgem em alta resolução e podem ser consultadas com a ajuda de ferramentas de zoom e de tradução de algumas passagens.
Comprados por investigadores israelitas durante o período entre 1947 e 1967, os Manuscritos do Mar Morto são considerados por muitos como um mais importante achado arqueológico do século XX, por explicarem alguns pormenores sobre o nascimento do Cristianismo e do surgimento da Bíblia Hebraica.
Este é o primeiro passo de um projecto que até 2016 prevê que quase todos os cerca de 900 Manuscritos do Mar Morto estejam na Internet.
SOL