Portal Chamar Táxi

Notícias María Corina Machado vence Prémio Nobel da Paz

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,243
Gostos Recebidos
1,138
naom_682df7ab313b8.webp


A venezuelana María Corina Machado venceu o prémio Nobel da Paz. O comité defendeu a sua escolha referindo-se ao seu trabalho "incansável a promover as direitos democráticos para o povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia".


"No último ano, Maria Corina Machado foi forçada a viver às escondidas. Apesar das ameaças contra a sua vida, ela permaneceu no seu país, uma escolha que inspirou milhões", refere a organização responsável pela atribuição do prémio, acrescentando, ainda, que "quando o autoritarismo toma o poder, é crucial reconhecer a coragem dos defensores da liberdade que resistem".







"Vivemos num mundo em que a democracia está em declínio, onde cada vez mais regimes autoritários desafiam as normas e recorrem à violência", prossegue o comité, considerando que "a democracia é uma condição prévia para uma paz duradoura".


Acrescenta-se, ainda, que "a laureada com o Prémio da Paz deste ano, Maria Corina Machado, é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos".


María Corina Machado é opositora do regime de Nicolás Maduro e ex-deputada da Assembleia Nacional da Venezuela entre 2011 e 2014.


Este é o único dos Nobel a ser atribuído em Oslo pelo Comité do Nobel Norueguês, com as restantes categorias a serem anunciadas em Estocolmo, capital da Suécia.


Este ano, 338 indivíduos e organizações foram propostos para o Nobel da Paz, lista que vai permanecer secreta durante 50 anos.


Em 2024, o Nobel da Paz foi dado à organização japonesa Nihon Hidankyo (Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas de Bombas A e H), um grupo formado por sobreviventes das bombas atómicas lançadas no Japão durante a Segunda Guerra Mundial e que defende a abolição de armas nucleares.


Este ano, e de acordo com os 'sites' de apostas que costumam reunir milhares de votos antes dos anúncios do Comité do Nobel, a lista de favoritos inclui, entre outros nomes, a iniciativa Salas de Resposta de Emergência no Sudão, uma rede de voluntários que ajuda 'online' as vítimas da maior crise humanitária do mundo, e a ativista russa Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, que morreu em fevereiro de 2024 quando cumpria uma pena de prisão numa cadeia no Ártico.

IN:NM
 
Topo