- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,097
- Gostos Recebidos
- 503

"Realmente o primeiro-ministro é o ministro das Finanças"
A presidente do PS, Maria de Belém Roseira, afirma, em entrevista ao Diário de Notícias (DN), que existe um “problema grave e profundo” de hierarquias no Governo e que o seu “desenho formal não corresponde ao desenho real”. Para a antiga ministra da Saúde de António Guterres, o ministro das Finanças Vítor Gaspar está na prática acima do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, e também do ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas, que é parceiro na coligação.
Em entrevista ao DN, a presidente do PS Maria de Belém diz que “existe um problema grave e profundo de organização do Governo” e que “o desenho formal não corresponde ao seu desenho real”.
“Estou a falar de hierarquias”, aponta a antiga ministra da Saúde, frisando que, no seu entender, há, “na prática, um primeiro-ministro que é o ministro de Estado e das Finanças, há depois um segundo ministro que é o primeiro-ministro e depois aparece o ministro de Estado”.
Maria de Belém adianta que já tem esta ideia “há muito tempo”, mas que ela foi reforçada com o facto de, na sequência do chumbo do Tribunal Constitucional a quatro medidas do Orçamento do Estado deste ano, Passos Coelho "ter ido ao Presidente da República com o ministro de Estado e das Finanças, apenas, e não também com o parceiro da coligação”, Paulo Portas.
Além disso, para a presidente do PS, também o recente despacho de Vítor Gaspar, que proíbe novas despesas em qualquer ministério sem a sua autorização, “enferma de ilegalidade”.
Fonte: Notícias ao Minuto