Portal Chamar Táxi

Marido de Agustina Bessa Luís recebe pela escritora em Roma grau Doutor Honoris Causa

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Literatura: Marido de Agustina Bessa Luís recebe pela escritora em Roma grau Doutor Honoris Causa

Porto, 15 Abr (Lusa) - O marido de Agustina Bessa Luís, o advogado Alberto Luís, vai a Roma receber, em representação da escritora, que se encontra doente, o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Roma, disse à Lusa fonte da família.

"Serei eu a ler a oração de sapiência, que ela escreveu ainda antes de adoecer", disse Alberto Luís, em declarações à Lusa.

A distinção será entregue quinta-feira, na Faculdade de Letras da Universidade "Tor Vergata" de Roma.

Alberto Luís disse que a escritora se encontra "bem, em recuperação lenta", não podendo contudo deslocar-se a Roma, para a cerimónia.

O nome da autora de "A Sibila" (1954) foi dado à Cátedra de Cultura Portuguesa do Departamento de Estudos Linguísticos, Filológicos e Literários da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade "Tor Vergata", apoiada pelo Instituto Camões.

A cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa in Lingue e Letterature Europee ed Americane realiza-se quinta-feira, às 11:00, na Sala degli Svizzeri, Villa Mondragone, em Monte Porzio Catone - Castelli Romani.

Justificando a distinção na reunião que, há dois anos, por unanimidade, decidiu atribuir à escritora, o titular da cátedra, Aniello Angelo Avella, destacou o facto de Agustina, "por muitos estudiosos equiparada a Marguerite Yourcenar", ter "uma escrita rica de enigmas e aforismos", que sonda "os mundos secretos dos seres humanos, com os seus desejos, ambições, frustrações".

Ainda segundo Avella, em vista das «precárias condições de saúde» da escritora portuguesa, o reitor da Universidade, Alessandro Finazzi Agrò, e os órgãos académicos abriram uma excepção às praxes para permitir que o «prestigioso reconhecimento» seja entregue ao marido de Agustina Bessa-Luís.

O marido da escritora fará a «lectio magistralis», intitulada «Pensadora entre as coisas pensadas», numa cerimónia a que também assistirá Leonor Baldaque, neta de Agustina Bessa-Luís.

Distinguida com o Prémio Camões 2004 e vencedora de vários prémios literários nacionais e internacionais, Agustina Bessa-Luís é uma das mais importantes figuras da novelística portuguesa, autora de uma vasta obra, distribuída pelo romance, conto, ensaio, teatro e biografia.

A Universidade de Roma Tor Vergata (Università degli Studi di Roma Tor Vergata) foi fundada em 1982 e é a terceira maior da capital italiana.

PF/RMM.

Lusa/Fim

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 
Topo