Portal Chamar Táxi

Melhoria Matemática gera discórdia entre Crato, IAVE e associações

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4440884.JPG


Ministro exigiu "análise pormenorizada", após subida de 2,8 valores na matemática. Presidente do IAVE diz que isso não faz sentido nesta fase.
Nos exames do secundário deste ano houve duas provas que se distinguiram: entre alunos internos, Biologia e Geologia deu um tombo de 2,1 valores, para uma média de 8,9, e Matemática A protagonizou uma ascensão de 2,8 valores para uma média de 12. Ironicamente, foi este último resultado - o mais positivo desde 2010 - a criar mal-estar entre o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pela elaboração das provas. De resto, nem as associações de professores da disciplina estão de acordo sobre a justificação da subida.


Em comunicado sobre os resultados, o MEC deixou bem claro o desconforto com a flutuação, salientando "a importância de os exames serem um referencial no processo de avaliação dos alunos, devendo para isso manter-se com um grau de exigência global semelhante ao longo dos anos", acrescentando que "foi exatamente isso que foi indicado na carta pública de solicitação enviada pelo ministério ao Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), a entidade independente responsável pela elaboração das provas".
O gabinete do ministro Nuno Crato avisou mesmo que "será necessário" que "o IAVE e organismos responsáveis do MEC procedam a uma análise pormenorizada das provas e seus resultados" para verificar se foi respeitado "o objetivo preconizado".


dn

 
Topo