Portal Chamar Táxi

Metadona provoca um terço das mortes por opiáceos nos EUA

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Investigadores do governo americano descobriram que a metadona está associada a quase um terço das mortes causadas por analgésicos opiáceos em 2009, embora tenha sido bem menos prescrita que esses medicamentos.

Escrevendo no Morbidity and Mortality Weekly Report, os cientistas processaram os dados do sistema de estatísticas do registo civil americano (Sistema Nacional de Estatísticas Vitais) e da Administração Antinarcóticos e descobriram que a taxa de morte por overdose associada à metadona aumentou mais de 5 vezes de 1999 a 2009.

O medicamento estava presente em 1,7% das 257 milhões de prescrições de analgésicos com origem opiácea feitas em 2009, mas foi responsável por 31,4% das mortes por overdose e 40 por cento das mortes atribuídas ao uso de um único medicamento.

A metadona possui um efeito mais prolongado que outros opiáceos e o seu preço é acessível – o que ajuda a explicar o aumento do seu uso a partir de 1999. Contudo, pode acumular-se no organismo e atingir níveis tóxicos, levando à depressão respiratória e à arritmia cardíaca.

«Nesses dados, não estamos a falar dos programas de tratamento para dependentes de opiáceos», afirmou Thomas R. Frieden, director dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças. «Todas as evidências sugerem que o aumento das mortes causadas pela metadona está relacionado com o aumento do uso da substância no tratamento da dor. Existem diversas alternativas mais seguras.»


In' Diário Digital
 
Topo