Portal Chamar Táxi

Michigan

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
O Michigan ou Michigão é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Centro-Oeste do país. O Michigan é um dos líderes nacionais da indústria de manufaturação. A capital nacional da indústria automobilística está localizada na maior cidade do estado, Detroit. O Estado é o maior produtor de carros e caminhões dos Estados Unidos. Além disso, o Michigan é o segundo maior produtor de ferro do país.

Um dos cognomes mais conhecidos do Michigan é The Great Lakes State - O Estado dos Grandes Lagos. De fato, o Michigan limita-se com quatro dos cinco Grandes Lagos. Seu litoral possui 5 292 quilômetros de extensão, e é um dos mais extensos de todo os Estados Unidos. Nenhuma parte do Estado localiza-se a mais do que 137 quilômetros do litoral do Estado junto aos Grandes Lagos. O Michigan pode ser dividido em duas áreas distitnas - a Península Superior e a Península Inferior, conectadas entre si apenas por uma ponte de oito quilômetros de comprimento. Outro cognome do Michigan é The Wolverine State - O Estado Glutão. Durante os primórdios da colonização européia da região, caçadores e comerciantes de peles caçaram e comercializaram com indígenas da região grandes quantidades de peles de glutão. Outro cognome menos conhecido do Michigan é Water Wonderland, por causa de seus vários lagos e rios.

A origem do nome Michigan vem de uma palavra chippewa, "michigama", que significa "Grande Lago". O Michigan foi colonizado primariamente pelos franceses. A colonização francesa da região foi limitada, porém. A França cedeu o Michigan ao Reino Unido em 1764. Em 1783, após o fim da Guerra da Independência dos Estados Unidos da América, o Michigan passou a fazer parte dos Estados Unidos, tornando-se parte do Território do Noroeste em 1787, um território independente em 1805, e elevado à categoria de estado em 26 de janeiro de 1837, tornando-se o 26° Estado americano a entrar à União.

O Michigan limita-se ao norte com o Lago Superior, a leste com o Lago Huron, ao sul com os Estados americanos de Indiana e Ohio, e a oeste com o Lago Michigan. A província canadense de Ontário está localizada ao norte, a leste e no extremo sudeste do Michigan, os Estados americanos de Wisconsin e Illinois estão localizados a oeste e Minnesota está localizado no noroeste do Michigan. Detroit, localizado ao norte da cidade canadense de Windsor, é a única grande cidade americana localizada ao norte de uma grande cidade canadense.

O litoral do Michigan possui 5 292 quilômetros de extensão, ao longo dos Grandes Lagos (contando-se cerca de mil quilômetros de litoral formado por ilhas localizadas nestes Grandes Lagos e por baías e estuários ao longo do litoral do Michigan). Apenas o Alasca, a Luisiana e a Flórida possuem litorais mais extensos. O Estado localiza-se à beira de todos os Grandes Lagos com exceção do Lago Ontário. Nenhuma parte do estado está localizada a mais de 137 quilômetros dos Grandes Lagos. O Michigan, além disso, possui cerca de 11 mil lagos. Nenhum ponto do estado está localizado a mais de 10 quilômetros de um lago qualquer. Cerca de 58 mil quilômetros de rios cortam o estado. Florestas cobrem cerca de metade do estado.

O Michigan está dividido em duas grandes penínsulas, pelo Estreito de Mackinac. A Península Superior é a menor das duas penínsulas, localizada no noroeste do estado. Em comparação com o resto do estado, é pouco habitada, com apenas 325 mil habitantes. Já a Península Inferior é pesadamente habitada. Cerca de 97% da população do estado mora na Península Inferior. Estas penínsulas estão conectadas entre si apenas pela Ponte Mackinac.

O Michigan pode ser dividido em duas distintas regiões geográficas:

O Planalto Superior cobre o extremo noroeste do Estado, ou o oeste da Península Superior. Esta região possui um terreno muito acidentado. O ponto mais alto do estado, o Mount Coorwood, localiza-se nesta região, com seus 603 metros de altitude. Esta região é extremamente rica em cobre e em ferro.
As Planícies dos Grandes Lagos ocupam a maior parte do Michigan. Esta região caracteriza-se pela sua baixa altitude, de até 174 metros à beira do Lago Erie. Esta região é rica em pântanos, rios e lagos, e seu solo é muito fértil.
O Michigan possui um clima temperado úmido, com quatro estações bem definidas. Os verões do estado são amenos devido à presença de grandes massas de água na região, enquanto que os invernos são frios. A temperatura cai à medida em que se viaja para o norte.

No inverno, a temperatura média no inverno na região sul do Michigan é de -6°C, de -9°C na região central, e de -12°C na Península Superior. A média das mínimas no estado é de -10°C, e a média das máximas é de -1°C. Mínimas variam entre -40°C e 8°C, e máximas, entre -35°C e 15°C. A temperatura mais baixa já registrada no Estado é de -46°C, registrada em Vanderbilt, em 9 de fevereiro de 1934.

No verão, a temperatura média é de 22°C no extremo sul, de 20°C na região central e de 18°C na Península Superior. A média das mínimas é de 14°C, e a média das máximas é de 26°C. Máximas podem alcançar até 40°C na região sul, e 34°C na Península Superior. A temperatura mais alta já registrada no Estado foi de 44°C, registrada em Mio, em 13 de julho de 1932.

A taxa de precipitação média anual de chuva do Michigan é de 80 centímetros, variando entre 95 centímetros anuais na Península Superior e no extremo sudoeste do estado, até 68 centímetros no nordeste do Estado. As taxas de precipitação média anual de neve variam entre 100 centímetros no sul a mais de 400 centímetros no norte do Estado

De acordo com o censo nacional de 2000, a população do Michigan em 2000 era de 9 938 444 habitantes, um crescimento de 6,5% em relação à população do Estado em 1990, de 9 328 784 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 10 120 860 habitantes, um crescimento de 8,4% em relação à população do Estado em 1990, de 1,8%, em relação à população do Estado em 2000, e de 0,2% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural do Michigan entre 2000 e 2005 foi de 182 380 habitantes - 691 897 nascimentos menos 456 137 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 122 901 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 165 084 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Michigan cresceu em 182 380 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 16 654 habitantes.

Cerca de 82% da população do Michigan vive em 9 distintas regiões metropolitanas. Estas regiões metropolitanas são Ann Arbor, Benton Harbor, Detroit, Flint, Grand Rapids-Muskegon-Holland, Jackson, Kalamazoo-Battle Creek, Lansing-East Lansing e Saginaw-Bay City-Midland.

A maior parte da população do Michigan habita a Península Inferior do Estado. A densidade populacional média do Estado é de 17 habitantes por quilômetro quadrado. Porém, na Península Inferior, esta média é de 230. Já na Península Inferior, a densidade média é de apenas 8 hab/km². No total, a Península Superior possui cerca de 300 mil habitantes.

Principais cidades

Cerca de 75% da população do Michigan vive em áreas urbanas. O restante vive em áreas rurais.

Detroit (Também conhecida como "Motor City" ou "Motown").
Grand Rapids (Também conhecida como The Furniture City).
Warren
Flint (Cidade onde foi criada a General Motors, também conhecida como "Vehicle City")
Sterling Heights
Lansing (capital do estado).
Ann Arbor (sede da Universidade de Michigan)
Livonia
Dearborn (sede da Ford Motor Company; local de nascimento de Henry Ford)
Outras importantes cidades são:

Battle Creek
Bay City (major port on the Saginaw River)
Marquette (Maior cidade da Península Superior, com seus 19 661 habitantes).
Traverse City
Midland
Frankenmuth
Holland
East Lansing (Sede da Universidade do Estado de Michigan)
Saginaw


Fonte: wikipédia
 
Topo