Portal Chamar Táxi

Milionário vence na Finlândia e pondera aliança com eurocéticos

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4158429.JPG

Juha Sipilä, líder do Centro, festejou a vitória do seu partido junto dos militantes e da sua mulherEleições. O Centro vai reunir-se com potenciais parceiros, incluindo os Finlandeses, o segundo partido mais votado. Juha Sipilä, o novo primeiro-ministro, perdeu um filho na campanha.

Os finlandeses elegeram um milionário das telecomunicações como o primeiro-ministro capaz de tirar o país nórdico da crise em que se encontra. Juha Sipilä, líder do Centro e defensor do conge-lamento de salários e do corteda despesa, derrotou Alexander Stubb, do Kokoomos, o atual líder do governo e um defensor da UE e da NATO. Mas para que haja novo governo, Sipilä terá de conseguir fazer uma coligação.



"Há três anos éramos vistos como um movimento em declínio, mas agora já não! A Finlândia está numa situação muito difícil. Precisamos de níveis excecionais de cooperação para conseguirultrapassar as dificuldades", declarou Juha Sipilä, de 53 anos, no domingo à noite depois de conhecidos os resultados das eleições legislativas finlandesas.

Com apenas 21,1% dos votos, o equivalente a 49 dos 200 deputados, o Centro poderá depender dos eurocéticos Finlandeses, que conseguiram um surpreendente segundo lugar, para formar governo. Sipilä já se mostrou disposto a avançar com esta aliança, que deverá implicar uma deterioração dos laços com a Europa, pois os dois partidos têm-se mostrado contra os resgates financeiros dos países da zona euro. "Estamos aqui para ficar", garantiu Timo Soini, líder dos eurocéticos, que já se mostrou interessado na pasta dos Negócios Estrangeiros.


dn


 
Topo