Portal Chamar Táxi

Militar baleado 27 vezes consegue sobreviver

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Gostos Recebidos
3
Mike Day, um SEAL da Marinha dos Estados Unidos, as principais forças de operações especiais americanas, foi baleado 27 vezes, há cerca de oito anos, enquanto servia no Iraque. Conseguiu sobreviver e está agora a treinar para correr a meia-ironman (uma modalidade de triatlo) em que o objetivo é arrecadar dinheiro para ajudar outros veteranos de guerra.

Em 2007, três combatentes da Al-Qaeda abriram fogo quando Mike, o primeiro elemento da equipa, entrou na sala onde estavam os rebeldes perto de Falluajah, no Iraque, atingindo-o com 27 balas, 11 das quais foram paradas pelo fato de proteção.
«Fui baleado nas duas pernas, nos dois braços, o meu polegar esquerdo quase foi amputado, fui baleado no abdómen e tive uma bolsa de colostomia por um ano, a minha omoplata direita ficou partida, fui baleado duas vezes na nádega e uma no escroto e o facto de ter sido baleado tanta vez fez com que ficasse com contusões nos pulmões e com costelas fraturadas», explica Mike Day, no blog pessoal.
Logo após o tiroteio, explodiu uma granada a apenas 10 metros do local onde o SEAL se encontrava e onde ficou inconsciente. Segundo o próprio descreve, quando acordou, cerca de um minuto depois, ainda terá tido forças para agarrar na arma e matar dois dos rebeldes. Quando os ânimos acalmaram, terá conseguido levantar-se e conseguido, milagrosamente, andar até um helicóptero, que o levou para o hospital, onde permaneceu durante 16 dias.

Antes de receber alta médica foi premiado com a mais antiga condecoração militar dada aos militares americanos que se destacam na guerra, o «Purple Heart». Durante os anos seguintes, recebeu tratamento devido às perturbações de stress pós-traumatico, no «Carrick Brain Centers», no Dallas.

Mike garante que o maior objetivo que tem é «cuidar e levar os irmãos feridos» para a instituição que o acolheu. Para conseguir angariar algum dinheiro, terá de nadar 1,9 quilómetros, fazer cerca de 90 quilómetros de bicicleta e correr outros 20 no menor tempo possível. O prémio é a choruda quantia de 60 mil euros.
«A Fundação de Tratamentos Cerebrais é uma divisão sem fins lucrativos do ‘Carrick Brain Center’, uma organização que oferece programas de tratamento personalizado para os indivíduos que sofrem de traumatismos cranioencefálicos e outros problemas neurológicos. Eu tenho visto os resultados do trabalho deles e estou confiante de que eles vão continuar a mudar vidas», acrescenta Mike Day.
[video=youtube;DL9vC1W8-xA]https://www.youtube.com/watch?v=DL9vC1W8-xA[/video]

tvi24