Portal Chamar Táxi

Militares da GNR vivem em “condições deploráveis”

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Oito militares de ambos os sexos são obrigados a partilhar como alojamento um quarto com 20 metros quadrados do posto da GNR de Salvaterra de Magos, que chegou a "um estado deplorável".

Este é apenas um dos muitos exemplos da falta de condições de trabalho que os militares enfrentam diariamente, segundo uma denúncia da Associação dos Profissionais da Guarda (APG), que classifica este posto como “um dos piores do país”.

Na cave do edifício, um antigo matadouro cedido pela Câmara de Salvaterra de Magos, a cozinha está completamente insalubre e é frequentemente visitada por ratos e insectos. As inundações ocorrem sempre que chove, pois os problemas com o escoamento das águas pluviais arrastam-se há mais de 10 anos.

Não há balneários separados nem casa de banho reservada para as militares do sexo feminino, que partilham o único WC público do posto. Os balneários masculinos estão em "condições muito precárias" e parte das janelas nem sequer fecham na totalidade, o que faz disparar os gastos com aquecimento, no Inverno.

A APG garante que "os profissionais da guarda encontram-se bastante desmotivados e revoltados", e exige "respeito e dignidade" para com os elementos que ali prestam serviço. Contactado pelo CM, fonte oficial da GNR de Santarém explicou que o Comando Territorial tem conhecimento do problema e que "já foi colocado superiormente, aguardando-se por uma resolução".

Por outro lado, a Câmara de Salvaterra de Magos explicou ao CM que vai tentar transferir o posto para uma antiga escola primária desactivada com carácter de urgência, estando já agendada para a próxima semana uma reunião com o Secretário de Estado que tutela a GNR e com o Comando Territorial de Santarém.

cm
 
Topo