Portal Chamar Táxi

Mississippi

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
O Mississippi é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Sudeste do país. Historicamente caracterizou-se pela predominância de fazendas e pequenas cidades, e dependente da agropecuária. Atualmente, porém, possui uma economia relativamente diversificada, com uma indústria de manufatura e turismo em crescimento. O Mississippi é considerado o estado mais pobre dos Estados Unidos, possuindo altas taxas de desemprego, e a menor renda per capita do país.

A origem do nome deve-se ao rio Mississippi que corre ao longo da sua fronteira oeste. Mississippi é uma palavra de origem algonquina (mais especificamente, a língua Ojibwe) que significa "grandes águas" ou "pai das águas". Atualmente também é conhecido pelos títulos de Estado da magnólia e Estado da hospitalidade.

O Mississippi foi inicialmente colonizado pelos espanhóis, mas anexado pelo Reino Unido sob os termos do Tratado de Paris. Com a independência das Treze Colônias, a região passou a fazer parte dos recém-criados Estados Unidos da América. O Território do Mississippi foi criado em 1798, e elevado à categoria de Estado em 10 de dezembro de 1817. O Mississippi prosperou economicamente, tendo sido por décadas um dos Estados mais ricos do país. Separou-se dos Estados Unidos em 1861, juntando-se aos Estados Confederados da América, tendo sido um dos Estados mais afetados pela Guerra Civil Americana, que arruinou sua economia, e cujos efeitos socioeconômicos podem ser vistos até aos dias atuais.

O Mississippi limita-se ao norte com o Tennessee, a leste com o Alabama, ao sul com o Alabama e o Golfo do México, e a oeste com a Louisiana e o Arkansas.

O litoral do Mississippi possui 71 quilômetros de extensão ao longo do Golfo do México. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - este número salta para 578 quilômetros. O litoral do Estado, por ser muito plano e de baixa altitude, é muito vulnerável a variações de maré, tempestades tropicais e outros fatores geográficos que possam provocar um aumento do nível do mar. Por isto mesmo, grandes diques protegem regiões densamente povoadas próximas ao litoral. O maior destes diques possui 40 quilômetros de comprimento - o mais longo do gênero no país.

O rio Mississippi é o rio mais importante do Estado, compondo toda a fronteira oeste com o Arkansas, e muito da fronteira com a Luisiana. O rio Mississippi transborda com muita facilidade, tornando suas margens muito vulneráveis a inundações. Regiões mais densamente povoadas próximas ao rio também são protegidas por diques. A bacia hidrográfica do rio Mississippi cobre todo o oeste e o centro-norte do Estado. Já rios localizados na região leste do Mississippi desembocam diretamente no Golfo do México.

Florestas cobrem cerca de 55% do Estado, que caracteriza-se por sua baixa altitude. Nenhum ponto do Estado ultrapassa a altitude de 250 metros acima do nível do mar.

O Mississippi pode ser dividido em três distintas regiões geográficas:

As Planícies Aluviais cobrem uma estreita faixa de terra localizada ao longo do rio Mississippi. Esta região é extremamente plana, com muito poucos acidentes geográficos. É extremamente vulnerável às enchentes do rio. Tais enchentes, apesar de causarem muitos danos aos centros urbanos, por outro lado depositam grandes quantidades de sedimentos nesta região, tornando o solo extremamente fértil e ideal para a agricultura.
As Planícies Ocidentais da Costa do Golfo ocupam a maior parte do restante do Estado, sendo a maior das três regiões geográficas. Esta região caracteriza-se pelo seu terreno relativamente pouco acidentado, coberto de elevações achatadas e pequenos morros de baixa altitude, e um solo relativamente fértil. O maior destes morros, o Tennessee River Hills, é o ponto mais alto do Estado, com seus 246 metros de altitude. Boa parte das Planícies Ocidentais são cobertas por florestas.
O Cinturão Negro é uma estreita faixa de terra localizada na região leste do Mississippi. É uma região de pradarias, plano e com um solo pobre, em comparação com o restante do Estado.
O Mississippi possui um clima subtropical, com verões longos e quentes, e invernos curtos.

No inverno, a temperatura diminui à medida em que se viaja em direção ao norte. A temperatura média no inverno é de 8°C. A temperatura média da região sul é de 10°C, e no norte de 5°C. No geral, a temperatura mínima no inverno é em média de 3°C, e a máxima de em média 15°C. Temperaturas raramente caem abaixo de 10°C negativos. A temperatura mais baixa já registrada no Mississippi foi de -28°C, registrada em Corinth, em 30 de janeiro de 1966.

No verão, a temperatura média aumenta à medida em que se viaja em direção ao oeste, embora a variação seja mínima entre uma região e outra do Estado. A temperatura média no verão é de 27°C. A temperatura média da região oeste do Estado é de 28°C, e no leste, de 26°C. No geral, a temperatura mínima no verão é em média de 21°C, e a máxima de em média 34°C. A temperatura mais alta já registrada foi de 46°C, em Holly Springs em 29 de julho de 1930.

A taxa de precipitação média anual diminue à medida em que se viaja em direção ao norte, variando entre 130 centímetros no noroeste do Estado a mais de 165 centímetros anuais no sul. Neve é um fenômeno raro no Mississippi, ocorrendo primariamente no norte do Estado. Porém, geadas e chuva de granizo são relativamente comuns. Tais fenômenos climáticos causam milhões de dólares em prejuízos por ano para o setor agrário. Furacões também são uma ocorrência comum no Estado.

O censo americano de 2000 estimou a população do Mississippi em 2.884.658 habitantes, um crescimento de 12,1% em relação à população do Estado em 1990, de 2.573.216 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população em 2.925.426 habitantes, um crescimento de 13,5% em relação à população do Estado em 1990, de 2,7% em relação à população do Estado em 2000, e de 0,7% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural entre 2000 e 2005 foi de 80.733 habitantes - 228.849 nascimentos menos 148.116 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 10.653 habitantes, enquanto a migração interestadual resultou na perda de 10.578 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população cresceu em 40.768 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 20.320 habitantes.

Principais cidades

Jackson
Gulfport
Biloxi
Natchez
Vicksburg
Centreville
Columbus
Greenville
Greenwood
Kosciusko
Tupelo
Hattiesburg
Grenada
Ridgeland
Clinton
Florence
Richland
Picayune
Bay St. Louis
Hernando
Holly Springs
Raymond
Moss Point
Meridian
Oxford
Laurel
McComb
Batesville
Flowood
Madison
Brandon
Clarksdale
Winona
Yazoo City
Pearl
Brookhaven
Ocean Springs
Pascagoula
Pontotoc
Poplarville
Corinth
Amory
Southaven
Starkville
West Point
D'Iberville
Itta Bena
Woodville
Port Gibson
Canton
Gautier
Petal
Cleveland
Vancleave
Waveland
Waynesboro
Ackerman




Fonte: wikipédia
 
Topo