• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Modem ligado ou desligado?

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Costumam ter os v/ modems permanentemente ligados ou só os ligam quando pretendem aceder à net?
Esta dúvida prende-se com o seguinte:
Tenho uma ligação Tele2 (convertida em Clix). Uma vez que não sou um utilizador intensivo, tinha por hábito ligar apenas o modem quando precisava de ligar-me à net, desligando-o posteriormente, ficando por vezes 2 ou 3 dias sem o ligar.
Entretanto, coincidência ou não, depois da passagem para a Clix, acontecia com frequência não ter net quando ligava o modem. Contactava o Apoio Técnico, eles faziam algo por lá (creio que faziam uma espécie de reset) e diziam-me que dentro de 5 minutos já tinha net, o que efectivamente acontecia.
Comecei a ficar um bocado intrigado com esta situação e um dia, quando me pareceu ter sido atendido no Apoio Técnico por alguém mais conhecedor, coloquei-lhe o problema e, depois de uma troca de impressões, ele referiu que o problema estava precisamente no facto de eu desligar o modem, que por norma deve estar sempre ligado. Insistiu para que o mantivesse sempre ligado e que os meus problemas desapareceriam.
A verdade é que desde essa altura (já lá vão 2 ou 3 meses) nunca mais tive este tipo de problemas.
Como é que vocês fazem? O v/ modem está sempre ligado ou só o ligam quando precisam?
Obrigado.
Cumps.
 

badanas

GF Ouro
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
2,620
Gostos Recebidos
0
o meu ta sempre ligado,tanto modem como router. a dream a mesma coisa :D ( vodafone adsl )
 

divinecoding

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 3, 2009
Mensagens
53
Gostos Recebidos
0
epa, se me tiver a escapar algo avisem, mas isso não se aplica, ja tive o modem desligado 15 dias(ferias) e ao voltar, tinha ligação, por norma o desligar o modem, e voltar a ligar xx tempo depois so altera o ip que ligas ao servidor, a adsl por defeito esta sempre ativo na tua linha telef, o modem so faz a ligação servidor/utilizador
por isso quem te informou isso, informou muito mal.
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Bem... se bem me lembro, o que o técnico me disse é que pode haver dificuldades em ser atribuído IP público ao modem e daí não aceder à net até que remotamente (talvez através do tal reset) seja atribuído o IP.
Será assim?
Cumps.
 

badanas

GF Ouro
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
2,620
Gostos Recebidos
0
eu como tenho ip fixo nao sei como isso e :D
 

divinecoding

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 3, 2009
Mensagens
53
Gostos Recebidos
0
Bem... se bem me lembro, o que o técnico me disse é que pode haver dificuldades em ser atribuído IP público ao modem e daí não aceder à net até que remotamente (talvez através do tal reset) seja atribuído o IP.
Será assim?
Cumps.

resumindo se o teu provedor nao tem capacidade para atribuir ip autamiticamente, estas a ser lesionado, ou seja estas a pagar um serviço que pelos vistos esta na idade da pedra.

se um dia me acontece isso (uso sapo) e me dão uma desculpa dessas podes ter a certeza que mudo de serviço, essa explicação que deste e a mesma coisa que fazemos aki no trabalho. ips atribuidos a cada terminal, se o terminal fica desligado por mais de xxx dias, tem ser atribuido um novo lol a que pnto chegamos neste pais onde um cliente adsl nao pode desligar o router pk corre o risco de nao ter slots no bakbone.

btw disseste que usas a clix? posso confirmar com um colega que trabalha la dentro isso :D (ele trabalha lá e usa netcabo, estão bem a ver a confiança) :p

u como tenho ip fixo nao sei como isso e

Bananas não e bem assim, é aparecido :D

clientes adsl tem ip fixo (dizem eles) desligas o modem/router por 1m e tens novo ip

Clientes netcabo ,cabovisao tem ipfixo(desligas o modem/router por 24horas e tens novo ip)

:D
 
Última edição:

badanas

GF Ouro
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
2,620
Gostos Recebidos
0
resumindo se o teu provedor nao tem capacidade para atribuir ip autamiticamente, estas a ser lesionado, ou seja estas a pagar um serviço que pelos vistos esta na idade da pedra.

se um dia me acontece isso (uso sapo) e me dão uma desculpa dessas podes ter a certeza que mudo de serviço, essa explicação que deste e a mesma coisa que fazemos aki no trabalho. ips atribuidos a cada terminal, se o terminal fica desligado por mais de xxx dias, tem ser atribuido um novo lol a que pnto chegamos neste pais onde um cliente adsl nao pode desligar o router pk corre o risco de nao ter slots no bakbone.

btw disseste que usas a clix? posso confirmar com um colega que trabalha la dentro isso :D (ele trabalha lá e usa netcabo, estão bem a ver a confiança) :p



Bananas não e bem assim, é aparecido :D

clientes adsl tem ip fixo (dizem eles) desligas o modem/router por 1m e tens novo ip

Clientes netcabo ,cabovisao tem ipfixo(desligas o modem/router por 24horas e tens novo ip)

:D

sou cliente adsl e o meu ip nao muda desde que tenho a net

ja desliguei o modem durante uma noite inteira e tenho sempre o mesmo ip:right:
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
sou cliente adsl e o meu ip nao muda desde que tenho a net

ja desliguei o modem durante uma noite inteira e tenho sempre o mesmo ip:right:

Boas.

IP estaticos para clientes particulares.. telepac ( nao a sapo, Telepac mesmo ) , PT Prime, IA ; Interacesso/simplesnet.
A pagantes como seria de esperar, paga-se o acesso a Internet mais uma taxa pelo IP fixo.
Sapo, cabos, Vodafone, kangurus, Onis, Clix é uma sorte ter o mesmo IP numa secção seguinte ou na carta da central onde ligas esta la pouca gente do ISP.

Em relacao ao modem... sempre ligado.
So desligar em caso de trovoada.. ja vi modems e routers torrados com a caída dum raio por perto.
 
Última edição:

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Em relação ao IP, no meu caso é muito raro mudar de IP. Já fiquei meses seguidos sempre com o mesmo!

(...)
Em relacao ao modem... sempre ligado.
So desligar em caso de trovoada..
(...)

Porquê sempre ligado, amigo Nomadeh?
Podes especificar?
Obrigado
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Em relação ao IP, no meu caso é muito raro mudar de IP. Já fiquei meses seguidos sempre com o mesmo!



Porquê sempre ligado, amigo Nomadeh?
Podes especificar?
Obrigado

Boas.

4 boas razoes para ter o modem sempre ligado

* Pq pagas o mesmo ligado ou desligado.
* Se estiver sempre ligado nao esperas pelo sincronismos da linha cada vx que o ligas, e tens de imediato net. Nao esta a espera do o modem fazer login.
* O consumo eléctrico dum router é irrisório.
* Tens 2 anos de garantia. Se queimar tanto faz. E se for passado 2 anos ja tens desculpa pra comprar um novo melhor.

5: mas so para alguns, o meu SMC SMCWEBT-G qd ligado, da me luz suficiente para nao tropecar nas cadeiras da sala ao meio da noite... LOL
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Ok.
Gostei particularmente da 5ª razão!:espi28:
Obrigado.
 

tunga9

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2007
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Amigo Sirius, á muito tempo que não via um post seu por estas bandas, mas é o que o pessoal diz, deve ficar sempre ligado.Eu tenho Netcabo a 5 anos sempre ligado e á pelo menos 2 anos tenho um router e um repetidor sempre 24horas ligados.
Confirmo que o ip é dinamico como quase todos os ISP para domesticos .Em relação ao CLIX isso parece ser mesmo falta de capaciade de atribuir IP's aos clientes.

Saudações

Tunga9
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Olá amigo Tunga9!:Espi54:
Bem... de facto, não muito por estas bandas informáticas porque como não sou muito entendido prefiro ler e aprender com quem sabe.
Mas continuo relativamente activo noutras paragens do fórum.
Obrigado pela dica.
Lendo e relendo as opiniões de todos, acho que vou manter o modem ligado, desligando-o apenas em caso de trovoada.
Obrigado a todos e cumps.:espi28:
 
Topo