Portal Chamar Táxi

Montana

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
O Montana é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região dos Estados das Montanhas Rochosas. O Montana é o quarto maior Estado americano em área, e o terceiro maior dos 48 Estados contíguos. Apenas o Alasca, o Texas e a Califórnia são maiores. Apesar disto, o Montana é um dos Estados menos povoados do país, com uma população de 902 194 habitantes e uma densidade demográfica de 2,39 hab/km², respectivamente a sétima e a terceira menor do país.

Geograficamente, o leste do Estado é dominado pelas Grandes Planícies, enquanto que o oeste do Estado é dominado pelas Montanhas Rochosas. O nome do Estado, provém de da palavra da espanhol montaña, que significa montanha em português, por causa da presença das Montanhas Rochosas na região. Ironicamente, as vastas planícies abertas do Montanha lhe renderam o cognome de The Big Sky Country (Os Campos dos Grandes Céus).

As principais fontes de renda do Montana são a extração de petróleo e de carvão, a agropecuária e o turismo. O Estado possui grandes reservas de petróleo, e as maiores reservas de carvão do país. O fértil solo e a vastidão das Grandes Planícies propiciam a colheita de trigo e da criação de grandes rebanhos bovinos. Suas belezas naturais, que incluem centenas de reservas naturais, rios, lagos e montanhas (que fizeram com que diversos resorts de esqui fossem inauguradas no Estado), atraem milhões de turistas por ano.

Os primeiros exploradores de descendência européia a explorarem a região do Montana foram exploradores americanos, que exploraram a região no início do século XIX. A região seria somente assentada pelos americanos a partir da década de 1860, com a descoberta de grandes reservas de ouro no atual Montana, em 1862, que atraiu milhares de pessoas à região. O Montana destaca-se por ser o palco das últimas batalhas entre tribos nativos americanas - que lutaram pelo controle de suas terras - e assentadores americanos. O rápido crescimento populacional provocado pela descoberta do ouro promoveu a criação do Território de Montana em 26 de maio de 1864, e sua rápida elevação à categoria de Estado, em 8 de novembro de 1889, tornando-se o 41º Estado americano.

O Montana limita-se ao norte com as províncias canadenses de Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan, a leste com a Dacota do Norte e a Dacota do Sul, ao sul com Wyoming e o Idaho, e a oeste com o Idaho. A fronteira entre o Montana e o Canadá possui 877 quilômetros de extensão, e o Montana limita-se com mais províncias canadenses do que qualquer outro Estado americano. O Montana é o quarto maior Estado em área do país, atrás apenas do Alasca, Texas e Califórnia.

O Montana é o único Estado americano que possui rios cujas águas são drenadas em direção a três corpos oceânicos localizados em direções opostas: o Rio Missouri e seus afluentes desembocam no Golfo do México, no Oceano Atlântico; o Rio Columbia e seus afluentes desembocam no Oceano Pacífico; e os rios Belly, St. Mary e Waterson desembocam na Baía de Hudson, Oceano Ártico. Os principais rios do Estado são o Missouri e um afluente, o Rio Yellowstone. O Missouri possui sua nascente no sudoeste do Montana. O maior lago natural do Montana é o Lago Flathead, com seus 490 km². Incluindo-se corpos d' água artificialmente criados, o maior lago do Estado é o Lago Fort Peck, com seus 992 km². Florestas cobrem cerca de 25% do Montana.

O Montana pode ser dividido em duas distintas regiões geográficas:

As Montanhas Rochosas ocupam a região ocidental do Montana, ocupando cerca de 40% do Estado. Caracteriza-se pela grande presença de elevadas cadeias de montanhas - são no total 50 - pelo seu terreno acidentado e pela presença de vales que estendem-se entre 45 a 65 quilômetros entre estas cadeias montanhosas no sul, e entre 1,5 a 7 no norte. A região abriga o ponto mais alto do Montana - o Pico Granite, com seus 3 901 metros de altitude.
As Grandes Planícies ocupam a região centro-leste do Montana, ocupando os 60% restantes do Estado. Caracteriza-se pelo seu terreno relativamente pouco acidentado, marcado pela contínua presença de morros pouco elevados, e pela sua baixa altitude, em relação às Montanhas Rochosas, bem como pelo seu solo fértil. Estas planícies são, no Montana, cortadas muitas vezes por cadeias de serras.

O clima do Montana é temperado. A temperatura média varia bastante de região a região, e de acordo com a estação do ano, devido a fatores como área, altitude e correntes de ar. No geral, o Estado possui invernos muito frios e verões quentes.

No inverno, as temperaturas mais altas são registradas ao longo do sul do Estado e das Montanhas Rochosas - que apesar de sua altitude, a presença de ventos amenos procedentes do Oceano Pacífico ameniza as baixas temperaturas na região no inverno. A média no inverno nas Montanhas Rochosas é de -7°C, de -9°C no sul, de -12°C no norte e no leste, e de -15°C no nordeste. Mínimas situam-se entre -40°C e -1°C (média de -15°C nas Montanhas Rochosas) e máximas entre -35°C e 8°C (média de -1°C nas Montanhas Rochosas). A temperatura mais baixa já registrada no Montana foi -57°C, em Rogers Pass, em 20 de janeiro de 1954 - a temperatura mais baixa em qualquer Estado americano até a elevação do Alasca à categoria de Estado, em 1959.

No verão, as temperaturas mais altas são registadas no leste do Estado. A temperatura média nas Montanhas Rochosas é de 16°C (média das mínimas de 7°C, e das máximas de 24°C), enquanto que no leste, a temperatura média é de 22°C (média das mínimas de 9°C, das máximas de 31°C). A temperatura mais alta já registrada no Montana foi de 47°C, registrda em Glendive em 20 de julho de 1893 e em Medicine Lake em 5 de julho de 1937.

As Montanhas Rochosas agem como um obstáculo natural. A maior parte da umidade presente nas correntes úmidas de ar provenientes do Oceano Pacífico precipitem na região, fazendo com que a região das Montanhas Rochosas no Montana tenha uma taxa de precipitação média anual de chuva de 90 centímetros anuais, enquanto que as Grandes Planícies recebem menos de 35 centímetros anuais. As taxas de precipitação de neve variam entre 38 centímetros nas Grandes Planícies a mais de 750 centímetros nas Montanhas Rochosas.

De acordo com o censo nacional de 2000, a população do Montana em 2000 era de 902 195 habitantes, um crescimento de 12,9% em relação à população do Estado em 1990, de 799 065 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 935 670 habitantes, um crescimento de 17% em relação à população do Estado em 1990, de 3,7%, em relação à população do Estado em 2000, e de 0,9% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural do Montana entre 2000 e 2005 foi de 13 674 habitantes - 58 001 nascimentos menos 44 327 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 2 141 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 18 933 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população do Montana cresceu em 33 475 habitantes, e entre 2004 e 2005, em 8 750 habitantes. Cerca de 16,5 mil pessoas (1,8% da população do Estado) nasceram fora dos Estados Unidos.

Principais cidades
Billings, Great Falls e Missoula são as únicas cidades do Montana com mais de 55 mil habitantes, e formam o núcleo das três regiões metropolitanas do Estado. 54% da população do Montana mora em áreas urbanas, e 46% em regiões rurais.

Anaconda-Deer
Billings
Bozeman
Butte
Glasgow
Great Falls
Havre
Helena
Kalispell
Miles City
Missoula
Three Forks

Fonte: wikipédia
 
Topo