Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6
Morreu John McCarthy, um dos pioneiros da investigação da Inteligência Artificial (IA), conhecido por ter criado a linguagem LISP, uma das principais linguagens de programação nesta áreaO investigador norte-americano faleceu aos 84 anos e é considerado por muitos como o pai da IA, termo que utilizou pela primeira vez em 1955 na preparação de um evento dedicado à investigação de tecnologias desta área.
Na altura definiu IA como «a ciência e a engenharia de criar máquinas inteligentes».
A conferência de Dartmouth teve lugar um ano mais tarde e reuniu diversos especialistas e investigadores das mais variadas especialidades.
Em declarações à BBC o investigador especializado em IA Noel Sharkey, da Universidade de Sheffield, refere que «John McCarthy foi fundamental para a criação da disciplina de IA».
Uma das suas criações mais reconhecidas é a linguagem de programação LISP, ainda hoje utilizada no desenvolvimento de sistemas com IA, desenvolvida no final da década de 1950 e que tem como principal característica ser baseada em expressões simbólicas e não em números.
Desde o início da década passada que estava afastado da comunidade académica, mas mantinha um site onde apresentava ideias sobre o futuro da robótica, sustentabilidade do progresso humano e textos de ficção científica.
A sua morte foi anunciada pela Universidade de Stanford, onde fundou em 1962 um laboratório dedicado à IA.
SOL