Portal Chamar Táxi

Notícias Morte de Manga repercute fora do Brasil: 'Lenda do futebol sul-americano'

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
49,543
Gostos Recebidos
1,372
Morte de Manga repercute fora do Brasil: 'Lenda do futebol sul-americano'

1_e746t71xiaoomqx-35719496.jpeg


Ídolo do Botafogo faleceu nesta terça-feira (8), aos 87 anos, vítima de um câncer

Rio - O adeus ao histórico goleiro Manga, que faleceu nesta terça-feira (8), aos 87 anos, vítima de um câncer de próstata, atravessou as fronteiras do Brasil e repercutiu por toda América do Sul. Além de ter feito história com as camisas do Botafogo, do Internacional e da seleção brasileira, o ex-goleiro também teve passagens vitoriosas por Barcelona de Guayaquil, do Equador, e Nacional, do Uruguai.

"Lenda do futebol sul-americano. Manga também teve uma passagem brilhante pelo Barcelona SC, onde deixou uma marca indelével. Chegou ao "Ídolo del Astillero" (referência ao clube) em 1980 e rapidamente conquistou o carinho dos torcedores por sua confiança entre as traves, sua experiência e seu caráter em campo. Embora sua passagem pelo clube tenha sido breve, seu legado continua vivo na memória dos fãs das touradas, que o lembram como um dos grandes goleiros a vestir a camisa amarela e pelo título nacional conquistado em 1980", destacou o jornal "Expresso", do Equador, ao se referir a Manga.

No Uruguai, onde conquistou quatro vezes o campeonato local (68/69, 69/70, 70/71 e 71/72), uma Libertadores (70/71) e uma Copa Intercontinental (1971) pelo Nacional, o "El País" relembrou o início da vitoriosa trajetória de Manga no país.

"Na época, o novo técnico do clube, o brasileiro Zezé Moreira, deu seu aval a Manga. No entanto, após sua chegada de última hora, demorou um pouco mais para garantir a vaga de titular, que ficou com Domínguez. Até que o Nacional participou de um torneio internacional em Buenos Aires, em agosto de 1968. Na primeira partida, Domínguez foi goleado pelo Boca. Para o segundo, contra ninguém menos que o Santos de Pelé, Moreira colocou Manga. Foi um empate com várias grandes defesas do goleiro brasileiro, que convenceram a todos de suas virtudes. E por quase seis anos ele foi o dono exclusivo do suéter azul com o número 1", recordou o veículo.

O jornal equatoriano "El Universo" destacou que Manga encerrou sua carreira no Barcelona de Guayaquil em 1983. Por lá, faturou o Campeonato Equatoriano de 1981.
"O lendário jogador, campeão da Copa do Mundo na Inglaterra em 1966, campeão da Libertadores e da Copa Intercontinental pelo Nacional de Montevidéu (eleito o melhor goleiro de todos os tempos do clube), aposentou-se no Barcelona após vencer o título de 1980", escreveu o jornal.

O Botafogo informou que o velório acontecerá no Salão Nobre de General Severiano, de 8h às 10h15 desta quarta-feira, e será aberto aos torcedores. O sepultamento será às 11h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

O Dia
 
Topo