- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 9,470
- Gostos Recebidos
- 1
Morte súbita dos bebés
Explicação poderá estar na serotonina
Uma alteração dos neurónios, que os impede de utilizar a serotonina para transmitir sinais, poderá explicar a morte súbita dos bebés, revela um estudo publicado esta semana na revista Science.
O síndrome da morte súbita é a principal causa de morte dos bebés entre um mês e um ano nos países desenvolvidos. Atinge qualquer recém-nascido, de boa saúde, de forma súbita e inexplicável.
Uma equipa de cientistas italianos acredita ter desvendado parte deste mistério.
Durante uma investigação que envolvia ratinhos de laboratório, a equipa de Cornelius Gross, do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) em Monterotondo, percebeu que bastava um desiquilíbrio nos sinais neurológicos (sinapses) transportados pela serotonina no tronco encefálico para provocar a morte dos ratinhos.
O tronco encefálico, situado na base do cérebro e que liga à medula espinal, coordena numerosas funções vitais, nomeadamente os sistemas cardio-vascular e respiratório.
Os cientistas modificaram o sistema da serotonina dos ratinhos para compreenderem o seu papel na transmissão de sinais dos neurónio no tronco encefálico. Alteraram um importante receptor que regula a serotonina.
Aparentemente, os ratinhos estavam bem, mas o ritmo cardíaco diminuía de uma forma esporádica e imprevisível, assim como a temperatura corporal. Mais de metade destes ratinhos acabou por morrer.
Até agora não se sabia qual o papel das alterações do mecanismo de transmissão de sinais nervosos com a serotonina no tronco encefálico e a síndrome da morte súbita dos recém-nascidos. Os efeitos destas alterações nos ratinhos levam a crer que um defeito congénito poderá desenrolar um papel crucial neste problema.
SIC