• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mostra de Ciência, Ensino e Inovação no Porto

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Centenas de experiências científicas no Palácio de Cristal

Mostra de Ciência, Ensino e Inovação no centro do Porto


30309.jpg

Participantes poderão entrar na pele de um CSI


A Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto vai regressar ao centro da cidade, um ano depois da passagem pelo Pólo Universitário da Asprela. A partir da próxima quinta-feira até dia 29 do corrente, o Palácio de Cristal volta a acolher as centenas de experiências e demonstrações científicas que as faculdades e os centros de investigação da Universidade do Porto (UP) organizam especificamente para esta festa aberta da Ciência e do Conhecimento.

Entrar na pele de um agente do CSI e em poucos segundos identificar drogas com testes químicos, colocar as luvas e vestir a bata de médico e participar num parto simulado com manequins computorizados em tamanho real, participar em experiências de extracção de DNA, observar uma colónia de bactérias que – por modificação genética – são de cor verde-fluorescente.


Os participantes poderão ainda assistir a jogos de futebol protagonizados por robôs ou declamar o seu amor eterno com a ajuda das palavras dos grandes poetas do mundo, são apenas algumas das centenas de experiências que os visitantes poderão participar gratuitamente na meia centena de stands de faculdades e centros de investigação da UP durante aqueles quatro dias.

O recinto do Palácio de Cristal receberá centenas de professores, investigadores e estudantes que saem desta universidade portuguesa para irem ao encontro da sua comunidade e promover o gosto pela Ciência e pelo Conhecimento a miúdos e graúdos.

Para os mais jovens, para além da possibilidade de “fazer” ciência pelas próprias mãos de forma divertida, a mostra assume-se como um privilegiado ponto de orientação e descoberta de possíveis vocações profissionais.

Em particular para os estudantes do ensino secundário, em vias de decidir a área de estudos a seguir no ensino superior, esta é uma oportunidade única de, num mesmo local, reunir informação sobre os diferentes cursos e áreas de investigação das 14 faculdades da UP, contactando directamente com professores e estudantes.

(Re)aprender regras básicas

Para os não tão jovens, esta é uma oportunidade para (re)aprender de forma descontraída as regras básicas da ciência, através da visualização de demonstrações experimentais, da realização de observações científicas, do manuseamento de módulos interactivos ou de explicações sobre os mais variados fenómenos naturais. Ou, simplesmente, uma oportunidade para realizar os mais variados rastreios médicos realizados por estudantes universitários das diferentes áreas das Ciências da Saúde.

Para os mais interessados, paralelamente às actividades, decorrerá pela primeira vez no auditório da Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal) um ciclo de colóquios e debates e um encontro de comunicadores da área.

Sob o nome comum «Science: What Else?», este evento vai contar com a participação de académicos tão prestigiados como Manuel Sobrinho Simões, Teresa Lago, Nuno Crato, Nuno Portas, João Caraça ou Daniel Serrão, que abordarão temas tão variados como a Astrofísica, o treino desportivo de alta competição, a Física de Partículas, as visões utópicas do futuro da humanidade ou a Biologia Sintética.

Com entrada gratuita em todas as actividades, a mostra estará aberta das 10h às 19 h, excepto no sábado (28 de Março), dia em que as portas apenas encerram às 23 horas.


Ciência Hoje
 
Topo