- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,615
- Gostos Recebidos
- 1,120
Uma mulher, residente nos Estados Unidos, é acusada de ter enviado bitcoins e outras criptomoedas para ajudar o Estado Islâmico.
Zoobia Shahnaz tem 27 anos e foi acusada pela polícia norte-americana de lavagem de dinheiro e fraude bancária. A acusação afirma que a mulher contraiu empréstimos fraudulentos de cerca de 70 mil euros para comprar bitcoin (moeda virtual) online.
A arguida foi detida no aeroporto John F Kennedy, em Nova Iorque, com cerca de oito mil euros em dinheiro, um pouco abaixo do limite de cerca de oito mil e 500 euros que um passageiro pode legalmente levar para fora do país sem declarar.
Zoobia, que nasceu no Paquistão, mas tem trabalhado como técnica de laboratório nos Estados Unidos, terá obtido um passaporte paquistanês em julho e um bilhete de avião para o Paquistão, com escala em Istambul, e destino para a Síria, segundo avança a BBC.
Os equipamentos eletrónicos de Zoobia revelaram numerosas pesquisas na Internet sobre o Estado Islâmico.
A mulher enfrenta agora até 20 anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro e até 30 anos por fraude bancária, embora o advogado de defesa alegue que o dinheiro iria servir para ajudar os refugiados sírios.
O que é bitcoin?
As bitcoins são um dos exemplos de moedas virtuais, as primeiras criptomoedas ("cripto" porque todo o processo de transação das moedas é criptografado para garantir a segurança dos dados) descentralizadas que surgiram em 2009.
Podem ser compradas online ou através de ATM's especiais, em alguns países, embora ainda não estejam reguladas.
IN:JN