Portal Chamar Táxi

Mulheres ganham menos 16,57% do que os homens

delfim1

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 6, 2007
Mensagens
455
Gostos Recebidos
0
As mulheres ganham em média 824,99 euros mensais, menos 16,57% do que os homens, que auferem um salário de 990,05 euros, segundo as estatísticas do Ministério do Trabalho relativas a 2015. As desigualdades são uma realidade bem visível em quase todos os setores da economia, nomeadamente nas indústrias têxtil, vestuário e do couro (calçado incluído), onde o fosso supera os 20%, pese embora a estatística contenha valores superiores, em desfavor das mulheres, nas atividades artísticas e de desporto (-55,49%) ou na saúde e apoio social (-27,31%). As diferenças em mais de 20 setores de atividade são visíveis no seguinte quadro interativo extraído de dados do Ministério do Trabalho relativos a 2015.
O panorama poderá mudar a prazo. O pontapé de saída foi dado pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), que assinou, em abril, com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal (FESETE), o primeiro contrato coletivo de trabalho que põe fim à discriminação salarial entre homens e mulheres. O aumento médio da massa salarial acordado foi de 3,45%, mas as mulheres vão receber uma atualização maior (entre os 4,5 e os 5,3%) para garantir que a funções iguais correspondem remunerações idênticas.
Vieira da Silva, ministro do Trabalho, já garantiu publicamente que a iniciativa no calçado não será uma árvore na floresta, devendo o Governo levar propostas concretas aos parceiros até ao final do mês de maio. Fonte oficial da secretária de Estado da Igualdade, que também está a participar na elaboração das propostas, confirmou essa intenção governamental.



lusa
 
Topo