Portal Chamar Táxi

Nº 2 da al-Qaeda pode estar morto

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Al-Libi terá sido eliminado por ‘drone’ americano no Paquistão
Nº 2 da al-Qaeda pode estar morto


O ataque de um ‘drone’ (avião não tripulado) norte-americano, na segunda-feira, contra zonas tribais do noroeste do Paquistão tinha como alvo o ‘número dois’ da al-Qaeda, Abu Yahya al-Libi, que poderá ter morrido, noticiou o ‘New York Times’.

Responsáveis norte-americanos citados pelo jornal explicaram não saber ainda se al-Libi, de nacionalidade líbia, foi morto no ataque, mas uma fonte dos serviços secretos paquistaneses indicou que o líder terrorista "poderá estar morto". Pelo menos 15 rebeldes morreram no ataque.

Recorde-se que o FBI oferecia uma recompensa de um milhão de dólares por al-Libi, que se tornou no ‘número dois’ da al-Qaeda depois de o egípcio Ayman al-Zawahri ter assumido a liderança da rede terrorista na sequência da morte de Osama bin Laden, em Maio do ano passado.

C.da Manha
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,092
Gostos Recebidos
495
EUA confirmam morte de número dois da Al-Qaeda

ng1244115_435x190.jpg


EUA confirmam morte de número dois da Al-Qaeda

A Casa Branca confirmou hoje a morte de Abu Yahya al-Libi, o número dois da Al-Qaeda, considerando que se trata de um «importante golpe» para aquela organização terrorista.
No entanto, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, não adiantou como foi morto Abu Yahya al-Libi.
Anteriormente, fonte norte-americana tinha referido que o dirigente terrorista fora morto na segunda-feira, num ataque de um avião não-tripulado ('Drone') no noroeste do Paquistão, em que pereceram pelo menos 15 alegados insurrectos.
Carney descreveu al-Libi como dirigente operacional da Al-Qaeda, considerando que possuía uma experiência que será difícil de substituir.
O anterior número dois da Al-Qaeda, Atiyah abd al-Rahman, foi também morto no Paquistão, na zona tribal do Waziristão, em 22 de Agosto de 2011.
Após a morte de Usama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, no início de Maio de 2011, por comandos norte-americanos, no Paquistão, o seu número dois, o egípcio Ayman al-Zawahiri, assumiu a liderança da rede terrorista.

Fonte: Lusa/SOL
 
Topo