Portal Chamar Táxi

Não consegue parar de comer? Sete sinais de compulsão alimentar

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,918
Gostos Recebidos
1,132
naom_6221e79d7e120.jpg


Estar a par dos sintomas da compulsão alimentar é chave para distinguir a sensação de fome esporádica e inofensiva de um distúrbio possivelmente sério e que pode ter consequências graves tanto para a saúde física como mental - explica um artigo publicado pela revista SportLife.

Em declarações àquela publicação, a supervisora de nutrição e dietética Cintya Bassi do São Cristóvão Saúde, no Brasil, divulgou os sete principais sintomas da compulsão alimentar. A saber:

Necessidade de comer sem que sinta fome física;
Não deixar de se alimentar, mesmo após estar satisfeito;
Comer mais rápido do que o normal e sozinho, por vergonha da quantidade ingerida;
Comer em grandes quantidades e em pouco tempo pode ser sinal de compulsão;
Comer até sentir desconforto;
Sentir-se deprimido, com vergonha e culpa após comer demais;
Os episódios podem ocorrer ao menos uma vez por semana, durante três meses.

Tratamento

Caso tenha um ou mais dos sintomas referidos, recomenda-se que procure um médico especializado, nutricionista ou psicólogo.

A compulsão alimentar é um transtorno que pode provocar múltiplos danos para a saúde, contribuindo para o desenvolvimento de doenças graves como obesidade, diabetes ou outros distúrbios alimentares, como por exemplo bulimia. Mais ainda, pode afetar o bem-estar mental - despoletando ansiedade e até depressão.

No entanto, a boa notícia é que, ao identificar os sintomas da condição, o tratamento tende a proporcionar bons resultados.

"Primeiro vem a etapa educacional, quando o paciente vai aprender sobre a doença e as suas consequências, tirar dúvidas e conhecer o que é alimentação saudável. A segunda fase é a experimental, quando o foco será a mudança de comportamento", mencionou Cintya.

Acrescentando: "o trabalho é pautado numa alimentação saudável e diversificada, porque o exagero na compulsão não está relacionado à fome física, mas na necessidade de suprir uma demanda emocional".


IN:NM
 
Topo