Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6

Locomoção em gravidade zero
Com o pomposo nome de "Standalone Zero Gravity Locomotion Simulator" (simulador individual de locomoção em gravidade zero), o equipamento de ginástica espacial imita as condições que os astronautas encontram quando estão no espaço.
"O foco do nosso trabalho é entender como manter a saúde e o desempenho dos astronautas nos mais altos níveis possíveis, tanto em nossos atuais vôos para a Estação Espacial Internacional quanto para as futuras explorações além da órbita da Terra," diz a Dra. Linda Loerch, coordenadora do projeto que está desenvolvendo o simulador.
Correr deitado
Os exercícios físicos são essenciais para minorar os efeitos danosos para a saúde humana causados por longos períodos em ambiente de microgravidade. O simulador que permite "correr deitado" vai ajudar os fisioterapeutas a desenvolverem exercícios mais eficazes para as astronautas.
Viver longos períodos na ausência de gravidade leva à perda do condicionamento aeróbico, à atrofia muscular e até à perda de massa óssea. Ainda que isso possa ocorrer em pequena intensidade, esses efeitos podem atrapalhar a capacidade dos astronautas em cumprir suas tarefas com eficiência e nos prazos definidos.
Aparelho de ginástica para astronautas
O novo aparelho de ginástica para astronautas simula a gravidade zero suspendendo a pessoa horizontalmente de forma a anular o efeito da gravidade sobre o dorso, a cabeça, as pernas e os braços.
As forças exercidas por cada uma das correias de suspensão são controladas com altíssima precisão e em tempo real, duplicando os esforços que os astronautas terão que fazer para andar ou correr, não apenas na Terra, mas também em órbita e na Lua. É possível também simular as condições encontradas durante as caminhadas espaciais.