Portal Chamar Táxi

NASA estuda missão interestelar no 100º aniversário da chegada do Homem à Lua

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,243
Gostos Recebidos
14
Destino da futura missão seria Próxima Centauri, o local onde foi encontrado o novo planeta tamanho da Terra.

lua-925x578.jpg


A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) está a planear avançar com uma missão interestelar em 2069 através do seu Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) no ano em que se comemora o 100º aniversário da chegada do Homem à Lua, em 2069. O destino da futura missão seria Próxima Centauri, o local onde foi encontrado o novo planeta tamanho da Terra.

A notícia foi avançada pela “New Scientist” em meados de dezembro. “A NASA começou a contemplar missões interestelares há 30 anos (…). O foco de atenção foi como tornar possível a comunicação entre as naves e a Terra. Então, revimos estas ideias mais ou menos a cada década”, afirma ao “El País” Anthony Freeman, do JPL.

O responsável da NASA explicou ao jornal espanhol, em declarações divulgadas esta sexta-feira, que o novo projeto, que ainda não tem nome, “está numa fase muito precoce como conceito de missão”. Segundo Anthony Freeman, a ideia seria ter uma nave capaz de viajar a 10% da velocidade da luz e alcançar a Próxima Centauri em 40 anos.

No passado dia 15 de novembro, uma equipa internacional, da qual faz parte um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, descobriu um planeta fora do sistema solar mais próximo da Terra, onde pode existir vida.

O Ross 128 b “é o mais próximo exoplaneta do tamanho da Terra, a orbitar uma estrela anã vermelha pouco ativa, o que aumenta as hipóteses de poder albergar vida”, indica um comunicado remetido à agência Lusa pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

“Muitas estrelas anãs vermelhas, incluindo a Próxima Centauri (a mais próxima do Sol), têm ocasionalmente fenómenos explosivos, que banham os planetas com doses letais de raios X e radiação ultravioleta, fenómenos podem esterilizar potenciais formas de vida nesses planetas”, acrescenta a nota informativa, que veio a público no dia da descoberta.

 
Topo