mjtc
GF Platina
- Entrou
- Fev 10, 2010
- Mensagens
- 9,475
- Gostos Recebidos
- 11
A NASA pretende deixar os seus foguetões e começar a desenvolver aeronaves espaciais hipersónicas. O principal objectivo é construir uma nave hipersónica capaz de descolar da Terra, voar e aterrar em Marte e voltar novamente para a Terra. Os actuais e ineficientes foguetões, são uma tecnologia do passado, com mais 30 anos. Este apenas conseguem transportar até à orbita terrestre, pouco mais do que o próprio peso do seu combustível. Já para não falar, que estes não passam de bombas relógio (de explosão controlada) descartáveis. A NASA pretende investir 15 milhões de dólares durante os próximos 3 anos, no desenvolvimento de uma nave híbrida ar/espaço com asas. Este terá de ser capaz de voar em linha recta em direcção ao espaço, a uma velocidade Mach 20.
Visão artistica do projecto do futuro avião hipersónico.
Mas o Projecto complica-se quando o assunto é a descolagem e aterragem da própria nave. Esta terá de suportar temperaturas extremas, ao atravessar as atmosferas planetárias. A NASA pretende ainda que a nave seja leve, eficiente, de fácil reparação, e mais importante de manutenção barata. Talvez os 15 milhões não sejam suficientes para tornar este projecto em realidade, mas a NASA alega que se estará a estabelecer uma base para as futuras tecnologias espaciais. O plano de desenvolvimento de aeronaves hipersónicas não é novo, o seu cancelamento em 1993 deveu-se a cortes orçamentais. O que faz com que agora esteja-mos algumas décadas atrasado. O Projecto Hipersónico tem-se centrado no desenvolvimento de instrumentos e tecnologias para duas classes do sistema hipersónico:
- Reusable Airbreathing Launch Vehicles (RALV), ou Lançamento de Veículos Airbreathing Reutilizáveis;
- Planetary Atmospheric Entry Systems (PAES), ou Sistema de Entrada Atmosférica Planetária.
A tecnologia focaria em grandes veículos, para transporte para Marte de humanos e cargas científicas úteis. A extrema necessidade em melhorar a capacidade de aterragem de grandes cargas com segurança em Marte é uma das principais preocupações da NASA Space Exploration Iniciative. O estudo e conhecimento da física adjacente a este projecto permitirá alcançar o nível de conhecimento necessário, para utilizar em pleno todas as possibilidades de voo hipersónico Airbreathing, tornando-se desta forma numa rotina.

Visão artistica do projecto do futuro avião hipersónico.
Mas o Projecto complica-se quando o assunto é a descolagem e aterragem da própria nave. Esta terá de suportar temperaturas extremas, ao atravessar as atmosferas planetárias. A NASA pretende ainda que a nave seja leve, eficiente, de fácil reparação, e mais importante de manutenção barata. Talvez os 15 milhões não sejam suficientes para tornar este projecto em realidade, mas a NASA alega que se estará a estabelecer uma base para as futuras tecnologias espaciais. O plano de desenvolvimento de aeronaves hipersónicas não é novo, o seu cancelamento em 1993 deveu-se a cortes orçamentais. O que faz com que agora esteja-mos algumas décadas atrasado. O Projecto Hipersónico tem-se centrado no desenvolvimento de instrumentos e tecnologias para duas classes do sistema hipersónico:
- Reusable Airbreathing Launch Vehicles (RALV), ou Lançamento de Veículos Airbreathing Reutilizáveis;
- Planetary Atmospheric Entry Systems (PAES), ou Sistema de Entrada Atmosférica Planetária.
A tecnologia focaria em grandes veículos, para transporte para Marte de humanos e cargas científicas úteis. A extrema necessidade em melhorar a capacidade de aterragem de grandes cargas com segurança em Marte é uma das principais preocupações da NASA Space Exploration Iniciative. O estudo e conhecimento da física adjacente a este projecto permitirá alcançar o nível de conhecimento necessário, para utilizar em pleno todas as possibilidades de voo hipersónico Airbreathing, tornando-se desta forma numa rotina.
Última edição: