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NASA quer avião a ligar Nova Iorque à Europa em 90 minutos
Aeronave está a ser desenvolvida em parceria com o construtor Lockheed Martin.
A agência espacial dos Estados Unidos (NASA) está a desenvolver vários testes em protótipos para ligar aquele país ao continente europeu em hora e meia. Dos vários projetos, o mais avançado será aquele que já é conhecido pelo "filho do Concorde" que poderá conhecer a produção ainda este ano. A aeronave supersónica nasceu da cooperação entre a NASA e o construtor Lockheed Martin e os técnicos estão agora a estudar a forma de resolver os chamados ‘estrondos sónicos’ que ocorrem quando acontece a explosão resultante do facto de uma aeronave alcançar a barreira da velocidade do som. O protótipo mais avançado é o do chamado X-95 que voaria a 1,4 vezes a velocidade do som.
Este projeto representaria o regresso das conexões supersónicas entre os dois continentes, canceladas desde a retirada do avião Concorde em outubro de 2003. Esta aeronave, operada pela British Airways e pela Air France, transportava um máximo de 120 passageiros e poderia alcançar perto de 2.200 kms/hora (Mach 2.04). Foi retirado de uso após um acidente provocado por uma peça que se soltou de um DC-10 da antiga Continental Airlines no momento da descolagem de um Concorde francês.
Correio da Manhã

Aeronave está a ser desenvolvida em parceria com o construtor Lockheed Martin.
A agência espacial dos Estados Unidos (NASA) está a desenvolver vários testes em protótipos para ligar aquele país ao continente europeu em hora e meia. Dos vários projetos, o mais avançado será aquele que já é conhecido pelo "filho do Concorde" que poderá conhecer a produção ainda este ano. A aeronave supersónica nasceu da cooperação entre a NASA e o construtor Lockheed Martin e os técnicos estão agora a estudar a forma de resolver os chamados ‘estrondos sónicos’ que ocorrem quando acontece a explosão resultante do facto de uma aeronave alcançar a barreira da velocidade do som. O protótipo mais avançado é o do chamado X-95 que voaria a 1,4 vezes a velocidade do som.
Este projeto representaria o regresso das conexões supersónicas entre os dois continentes, canceladas desde a retirada do avião Concorde em outubro de 2003. Esta aeronave, operada pela British Airways e pela Air France, transportava um máximo de 120 passageiros e poderia alcançar perto de 2.200 kms/hora (Mach 2.04). Foi retirado de uso após um acidente provocado por uma peça que se soltou de um DC-10 da antiga Continental Airlines no momento da descolagem de um Concorde francês.
Correio da Manhã