kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
O desempenho dos militares portugueses destacados no Kosovo, em operações de controlo de tumultos, tem levado outros países da NATO e não aliados a pedirem que lhes seja dada formação e treino específicos nesse domínio.
A informação foi dada ao DN pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), segundo o qual as ações de formação têm sido realizadas no Kosovo ou num campo de treinos do Exército dos EUA em Hohenfels, na Alemanha.
"Ganhámos no Kosovo uma proficiência em termos de controlo de tumultos que os outros contingentes pedem-nos e solicitam-nos para lhes darmos formação, seja no próprio território seja irem formadores e instrutores a outros países para dar formação a contingentes que se dirigem para o Kosovo, porque a forma de emprego que está a ser utilizada no Kosovo é um pouco inédita e nós já doutrinámos essa forma de atuar", disse recentemente o chefe do EMGFA (CEMGFA), general Pina Monteiro, perante a comissão parlamentar de Defesa.
dn
