Portal Chamar Táxi

Navio dinamarquês atacado no Golfo de Áden

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Um navio cargueiro dinamarquês, com uma tripulação de seis homens, foi atacado por piratas no Golfo de Áden, ao largo de Omã, anunciou hoje, quarta-feira, o director da companhia marítima dinamarquesa Shipcraft, proprietária da embarcação.

"Recebemos pelas 13 horas GMT [13:00 de Lisboa] um SOS do navio, segundo o qual estavam a ser atacados com tiros, mas desde então não tivemos mais contactos com a tripulação", declarou o director, citado pela AFP.

O "Leopard", um navio de duas mil toneladas, está "equipado de arame farpado e placas de aço que protegem as suas janelas e portas, para resistir a um ataque de piratas e permitir à tripulação alcançar uma cabina segura", sublinhou.

A tripulação é composta por dois dinamarqueses, um dos quais o capitão, e quatro filipinos.

Um funcionário de piquete no Ministério dos Negócios Estrangeiros dinamarquês confirmou à AFP que "a Marinha dinamarquesa recebeu um alerta de ataque a um barco mercante e está a inquirir sobre o assunto".

Os piratas somalis, que operam numa das vias marítimas mais frequentadas do mundo, obtiveram milhões de dólares em resgates ao se apoderarem de navios mercantes no Oceano Índico e no Golfo de Áden.

Em 2009, os piratas somalis atacaram mais de 130 navios mercantes ao largo da Somália, o que representa mais 200 por cento do que em 2007, segundo o relatório sobre a pirataria da Organização Marítima Internacional.

Jornal de Notícias
 
Topo