- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,458
- Gostos Recebidos
- 1,112

Quer manter o cérebro saudável ao longo dos anos? Tem de apostar em determinados hábitos e, claro, evitar outros. Quais são os mais negativos? Por exemplo, Randall Wright, um neurologista, citado no Huffpost, agregador de blogues, explicou que não deve fazer diretas (passar a noite sem dormir) regularmente.
Geralmente o sono tem muita influência na saúde. Quando realmente descansa fica "mais lúcido e tem mais energia" e, além disso, ajuda "o seu cérebro a continuar a processar normalmente".
"Há doze anos, ficámos a conhecer o sistema glinfático", ou seja, "o caixote do lixo do cérebro", explica. "Quando estamos a dormir, este sistema torna-se extremamente ativo, movendo o lixo" e normalmente os problemas que afetam as pessoas com demência e que se acumulam "são eliminadas através deste sistema".
Quando este processo não acontece o risco de doenças neurodegenerativas aumenta significativamente. Explica ainda que "a privação de sono pode dificultar a adoção de comportamentos saudáveis que requerem energia, como o exercício, e pode afetar a nossa disposição e os nossos níveis de stress".
IN:NM