• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nginx Amplify: Estatísticas do seu servidor em menos de 1 minuto

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
O Nginx é um servidor HTTP (Web) gratuito, open-source e com alto desempenho. O Nginx foi desenvolvido pelo programador russo Igor Sysoev em 2005 e tinha como principal objetivo ser um servidor estável, simples de configurar e que necessitasse de poucos recursos ao nível de hardware.

Hoje vamos ensinar a monitorizar o vosso servidor usando o serviço Amplify.

datacenter-720x480.jpg


O Amplify é um conjunto de ferramentas que permitem monitorizar o Nginx. Com esta solução é possível avaliar o tempo de resposta do servidor, número de pedidos, utilização do CPU, erros, etc.

Como usar o Nginx Amplify

A primeira coisa que necessitam de fazer é criar uma conta aqui. Depois de criada a conta, o serviço disponibiliza os dados necessários para configurar do lado do servidor. Basicamente devem ligar-se ao servidor e fazer download do script que é apresentado no ponto 2.

ngingx_01-720x546.jpg


Depois de tudo configurado, o nosso servidor passa a ser monitorizado por este serviço! Sim… São apenas necessários estes passos para termos o nosso servidor Web totalmente monitorizado e informação idêntica à apresentada nas seguintes imagens:



É verdade que este é um serviço que fora do controlo do administrador uma vez que é um SaaS (Software as a Service). No entanto, é uma solução rápida de implementar e que oferece uma apresentação bastante agradável. É possível configurar alertas e também proceder à análise de dados. Experimentem.
 
Topo