• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ninf()maníaca (Parte II)

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
85iw.jpg

Duas semanas depois da primeira parte, eis que a conclusão de «Ninf()maníaca», de Lars von Trier, chega aos cinemas nacionais. Embora haja menos sexo, a verdade é que esta segunda parte é muito mais densa, pesada, já que há mais violência e crueldade, com a protagonista a descer de vez ao Inferno em busca da ascensão ao Paraíso. Abram sem temor as pernas, ou melhor, os olhos…

«Ninf()maníaca» é a conclusão da denominada “Trilogia da Depressão” de
Lars von Trier (os anteriores são «Anticristo» e «Melancolia»). Depois de, na primeira parte, Joe (Charlotte Gainsbourg) contar parte da sua vida a Seligman (Stellan Skarsgård), a conversa entre os dois continua, com o sexo a servir de motor para a reflexão, social ou humana. Ao espectador é oferecido a segunda parte da vida de Joe, que sente-se vítima dos seus desejos carnais.

A verdade é que «Ninf()maníaca» serve-se do sexo para ir muito mais além, com Lars von Trier a apresentar inúmeras metáforas que exigem a reflexão do espectador. Menos irónico que na primeira parte, desta vez o realizador aborda um pouco de tudo, inclusive a religião, que evidentemente não poderia ser ignorada, quando é ela própria um dos grandes “tampões” dos nossos anseios carnais.

Lars von Trier utiliza portanto a cama (e não só…) para meditar sobre os diferentes aspectos da sociedade contemporânea, cria com brio um “choque” entre algo tão primário como o sexo e as reflexões mais profundas, com argumentos que podem chocar mais do que a própria cena sexual. No fundo, o que propõe o realizador é uma conversa socrática.

No seu conjunto, «Ninf()maníaca» aborda portanto os mistérios que sempre acompanharam o ser humano. Embora Joe e Seligman sejam os opostos um do outro, ela guiada pelo instinto, ele pela lógica pura, juntos acabam por falar do Homem. É verdade que temos sexo, mas temos antes de tudo um filme que aborda o drama da própria humanidade, um filme inteligente, provocativo e divertido (sim, também…) que dificilmente deixará alguém indiferente

Ficha técnica:

Título: «Ninf()maníaca (Parte II)»
Título Original: «Nymph()maniac»
Realização: Lars von Trier
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Stacy Martin, Shia LaBeouf, Uma Thurman, Willem Dafoe
Género: Drama
País: Dinamarca, Alemanha, França, Bélgica e Grã-Bretanha
Duração: 123 minutos
Ano: 2013

[video=youtube_share;GzUPqo5NrBs]http://youtu.be/GzUPqo5NrBs[/video]

Fonte: DD
 
Topo