Portal Chamar Táxi

No “Espaço Saúde” o doente pode colocar questões

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
No “Espaço Saúde” o doente pode colocar questões
A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) apresenta o site interactivo onde o doente pode colocar questões aos médicos especialistas.
Pretende-se principalmente a dinamização do “Espaço Saúde”, rubrica em que o doente pode colocar questões ou dúvidas que vão ser alvo da maior atenção. As questões vão passar por uma triagem onde são direccionadas para a especialidade adequada à dúvida colocada. Em seguida a questão é respondida por um dos especialistas da equipa da SPS. Outro dos objectivos é que o site seja um ponto de encontro para os cerca de 400 associados, e um canal privilegiado de informação.
O Presidente da Sociedade de Senologia, Dr. João Moura Pereira, afirma: “Pretendo tornar esta página cada vez mais dinâmica, interactiva, criando informação e divulgando os conhecimentos validados pelos resultados científicos mais actuais e pela experiência qualificada de todos os que contribuem para aperfeiçoar os meios de diagnóstico e os processos de melhor tratar as doenças da mama.”
De facto, torna-se imperativo procurar meios de diagnóstico e melhores processos porque a incidência do cancro de mama está aumentar a cada ano pelo mundo inteiro, sendo responsável por aproximadamente 23% dos novos casos de cancro. Actualmente, são diagnosticados por ano cerca de 1100,000 mulheres com cancro de mama pelo mundo fora e 360 mil só na Europa, onde morrem cerca de 130 mil mulheres vítimas desta doença. Também na Europa, o risco de desenvolver cancro de mama é de uma em cada dez mulheres, e a incidência está a aumentar sendo responsável por mais de um quarto dos novos casos de cancro.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Senologia, todos os dias morrem quatro a cinco mulheres devido a cancro de mama e anualmente são diagnosticados mais de 3800 novos casos, um alerta constante já que apesar dos avanços em diagnóstico e tratamento, o cancro da mama é o mais frequente, sendo a principal causa de morte nas mulheres entre os 35 e os 55 anos. Além disso, o cancro da mama é a forma mais comum de cancro na mulher e as taxas de incidência têm vindo a subir na segunda metade deste século. Calcula-se que uma em cada 12 mulheres vão desenvolver este tipo de cancro ao longo da vida e mais de 1500 pessoas vão morrer anualmente vítimas desta doença.

Estes números levam à intervenção da sociedade pelo que o site apela a que as pessoas façam sugestões, prometendo manter-se em constante actualização e pretendendo ser um exemplo de uma vontade e de uma nova forma de comunicar.
A ideia essencial é envolver a sociedade levando-a a partilhar conhecimentos científicos em prol da comunidade.
O site apela a que as pessoas façam sugestões, prometendo manter-se em constante actualização e pretendendo ser um exemplo de uma vontade e de uma nova forma de comunicar. A ideia essencial é envolver a sociedade levando-a a partilhar conhecimentos científicos em prol da comunidade. A apresentação do novo site é uma iniciativa realizada através de uma parceria entre a SPS e os Laboratórios Pfizer.

No site encontra toda a informação pertinente sobre o passado e o presente desta sociedade científica dedicada às doenças da mama e ao combate ao cancro. O site faz ainda a divulgação das reuniões que a SPS promove, bem como os respectivos programas e formas de participação, entre outras actividades.
De assinalar ainda que nos próximos dias 24 e 25, terá lugar no Luso, uma reunião da SPS, onde serão debatidas várias questões, com o objectivo de estabelecer linhas de orientação para o consenso ao nível do tratamento do cancro da mama.
Sobre a Sociedade Portuguesa de Senologia
A Sociedade Portuguesa de Senologia foi criada em 1989, reunindo médicos de diferentes especialidades e de diferentes regiões do país. A sua principal área de actuação é o estudo das doenças da mama, em especial do cancro. Ao longo destes anos tem organizado Jornadas, Congressos e Reuniões de Consenso, fomentando a divulgação científica, a investigação e a descentralização da medicina portuguesa. De entre as acções da Sociedade merece especial destaque o trabalho desenvolvido na sensibilização para o cancro da mama e para a urgência de um diagnóstico precoce.

Fonte:pharmaedia
 
Topo