• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nova descarga poluente na ribeira dos Milagres

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Nova descarga poluente na ribeira dos Milagres

A Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres denunciou hoje às autoridades mais uma descarga de efluentes suinícolas naquele curso de água, afluente do rio Lis.

Hoje, cerca das 08:30, a «água e a espuma eram negras», sinais de que a «descarga tinha acontecido há pouco tempo» e eram visíveis os sinais dos dejectos no ribeiro, afirmou Rui Crespo, porta-voz da comissão.

Esta é já a segunda descarga que a comissão denuncia à GNR este mês, uma situação que se verifica com mais frequência nos meses de Verão, já que os empresários suinícolas têm poucas soluções para escoar os efluentes.

O espalhamento de dejectos em campos agrícolas é uma das soluções mais utilizadas pelo sector mas em momentos de maior calor esta solução acaba por ser contestada pelos moradores vizinhos.

Já o despejo controlado nos rios é também dificultado pela menor dimensão dos cursos de água e qualquer pequeno despejo afecta a qualidade dos leitos.

A descarga de hoje foi mais um capítulo da história da ribeira, marcada por vários atentados ambientais atribuídos ao sector suinícola.

Os problemas ambientais da ribeira forçaram os empresários a organizar-se para criar uma empresa que irá gerir um sistema de saneamento das explorações, para impedir os despejos nos cursos de água.

A localização da nova Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas já foi aprovada, representando um dos passos mais importantes do projecto global de recuperação da bacia hidrográfica do rio Lis.

O projecto deverá estar concluído dentro de dois anos mas, até lá, os efluentes terão de continuar a ser apenas despejados em solos agrícolas ou, com descargas autorizadas, nos cursos de água.


Diário Digital / Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Para um pescador de cana há multas de 5.000 euros. Que fazer a estes transgressores que matam milhares de peixes? noutros casos não matam peixes mas poluem as águas.

:isso_se_faz:
 
Topo