Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,985
- Gostos Recebidos
- 0
Novas pistas para a vacina universal contra a gripe
Investigadores da Universidade de British Columbia (UBC), no Canadá, descobriram uma potencial maneira de desenvolver vacinas universais contra a gripe, e, assim, eliminar a necessidade de actualizar, anualmente, as vacinas contra a gripe sazonal. Cada ano, a gripe sazonal causa doenças graves em três a cinco milhões de pessoas e provoca de 200.000 a 500.000 mortes.
Liderados por John Schrader, director do Centro de Pesquisas Biomédicas da UBC, a equipa de pesquisa descobriu que a vacina contra o o H1N1 de 2009 ("gripe suína") provoca anticorpos que protegem contra várias estirpes do vírus da gripe, incluindo a gripe aviária (em concreto, o mortal H5N1). Os resultados do estudo foram publicados na revista Frontiers in Immunology.
"O vírus da gripe tem uma proteína chamada hemaglutinina( HA). Esta proteína é como uma flor com uma cabeça e um caule", diz Schrader, professor de Medicina e Patologia e Medicina Laboratorial. "O vírus da gripe liga-se às células humanas, através da HA, tal como uma ficha se liga a uma tomada eléctrica’, descreve..
"As actuais vacinas contra a gripe visam atingir a cabeça do HA, para evitar infecções, mas porque o vírus da gripe sofre mutações muito rapidamente, esta parte do vírus está sempre a mudar, daí a necessidade de vacinas diferentes a cada temporada de gripe."
As vacinas contêm pedaços de vírus fracos ou mortos que alertam o sistema imunológico humano a produzir anticorpos que circulam no sangue para matar os vírus específicos. No entanto, os investigadores descobriram que a vacina contra o H1N1 pandémico de 2009 induziu, como protecção ampla, anticorpos capazes de combater diferentes variantes do vírus da gripe.
"Isso porque, em vez de atacar a cabeça mutante da hemaglutinina, os anticorpos atacaram a haste da HA, neutralizando o vírus da gripe", diz Schrader. "O tronco desempenha um papel tão essencial na penetração da célula que não pode mudar entre diferentes estirpes do vírus da gripe."
A nova descoberta pode abrir caminho para o desenvolvimento de vacinas universais contra a gripe.
gripenet