Portal Chamar Táxi

Novidades na TDT

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigos, tirei isto dum Forum amigo que pela redacção já foi traduzido de linguas para linguas. No entanto vale o que vale. No momento em que estamos era bom que istio tivesse maior divulgação. Aqui fica em Inglês.

Hello everyone. Is being built a small device for television and Freeview will be placed on the market at a price of € 18.99 with VAT already included. This is a small box without command little larger than a box forfor. The concept is to convert the signal to Analog and Digital in AIDS back to mix the two thus allowing the entire installation of FCA in a house that all equipment will operate regardless of whether they are digital or analog. It is also resolved the problem of communal dishes, bas put the small box in the attic, connect the antenna and you tdo the building has Digital and Analogue TV. Why it is called to the attention of all who prespective buy a box for each TV to not do that already without seeing what comes out.

Agora a tradução para Português

Olá a todos. Está a ser construido um pequeno aparelho para a televisão TDT e que será colocado no mercado a um preço de 18,99€ já com IVA incluido. Trata-se de uma pequena caixa sem comando pouco maior do que uma caixa de forforos. O conceito é converter o sinal Digital para Analógico e na sída volta a misturar os dois permitindo assim que toda a instalação de uma casa fça com que todos os equipamentos funcionem independentemente se são Digitais ou Analógicos. Fica tambem resolvido o problema das antenas colectivas, bas meter a pequena caixa no sótão, ligar-lhe a antena e tdo o prédio tem TV Digital e Analógica. Por isso se chama á atenção de todos aqueles que prespectivaram comprar uma caixa para cada TV para que o não façam já sem ver o que vai sair.

Um abraço a todos.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
No texto em Inglês fala em Freeview mas também em pratos colectivos e é bastante dúbio em relação ao que será e parco em informações técnicas. Ainda assim vou dar o benefício da dúvida a esta notícia interrogando-me se será possível tecnicamente conseguir fabricar um aparelho do tamanho duma caixa de fósforos(?) capaz de converter quantos canais digitais terrestres(?) existam no mesmo número de canais analógicos.
Milagres? Em electrónica eles não existem.

DX2

Última edição:

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo DX2, a questão tal como a colocas tem razão de ser, pois não vejo tambem que canal por canal seja convertido. Mas do que penso que trate é da conversão do "SINAL" digital para analógico que é bem diferente. Este sinal pode trazer na sua "portadora" "N" canais. Penso estares de acordo. Senão não fazia sentido em pensarmos que o actual sinal traz com sigo 4 canais e poderiam ser 20- 30-40 etç de acordo com a capacidade da TV em causa (normalmente 100 canais). Por outro lado sempre me ensinaram que em electrónica e informática não há impossíveis, o mais dificil é chegar muitas vezes onde queremos. Par isso se inventam novos componentes e novos conceitos.

Penso ter-te esclarecido

Um abraço.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Mas do que penso que trate é da conversão do "SINAL" digital para analógico que é bem diferente.
Mas é precisamente nesse ponto que "a porca torce o rabo". É que para converter em analógico os canais duma frequência digital são precisos um conversor e uma frequência para cada canal convertido e não estou a ver isso caber num aparelho tão pequeno. Para além disso é "andar de cavalo para burro" (isto hoje está pródigo em ditados :) ). Cá em Portugal até nem fazia muita diferença porque são só 4 (5?) canais mas agora imagina a quantidade de canais que a Freeview tem todos convertidos para analógico.

Por outro lado sempre me ensinaram que em electrónica e informática não há impossíveis, (...)
Eu não disse que era impossível, mas tão pequeno como uma caixa de fósforos não acredito. Só se estivermos a ser enganados pelas sucessivas más traduções do texto e afinal não é nada daquilo que estamos a pensar. Por acaso não sabes qual a origem do texto?

DX2

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
Amigo DX2, mais vês te dou razão quando expôes o teu ponto de vista. Mas agora vais perd^-la. Sabes quandos milimetros quadrados tem um processador de um PC? Já sabes o que ele é capaz de fazer!

Está tudo dito amigo. Vou dar-te um exemplo: antes pra se fazer um pequeno receptor de FM eram necessárias várias bobines com núclio de ferrit, varios transistores e condensadores e trimers de ajuste. Hoje: (até nos chineses vêz) um pequeno transistor com apenas um "INTEGRADO" com Scan integrado e capta todos os canais de rádio (que poderiam ser de TV). Quanto ao sinal levar vários canais isso não é problema. Pois junto ao sinal de RF vai sempre a portadora. É nesta em vês as legendas em rodapé, o sistema interactivo, e nos rádios o sinal que te desliga o CD ou a Pen e ouves a informação de transito. Como é que é possível caber tudo no sinal? Comoé possivel que no spectum da atmosfera ande tanta fraquencia e nunca entram em conflioto?
Este é o segredo. Por isso eu acredito quer no tamanho quer no seu efeito.
Fica bem . Um abraço

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Estás a confundir as coisas. Os micropocessadores, nanotecnologias e coisas afins não são para aqui chamados quando se trata de converter sinais de RF.
Tu concerteza já viste o tamanho do tuner dum receptor TDT, quanto mais não seja olhando pelos buracos da tampa. Aquilo é o mais pequeno que se consegue porque tem que ser mesmo assim. Os moduladores analógicos são ainda maiores do que o tuner digital. Ora um aparelho do tipo daquele que é prometido na notícia teria que ter pelo menos um tuner digital e um conversor/modulador analógico para cada canal de saída, já que no analógico, caso não saibas, cada frequência só suporta uma portadora de vídeo e duas de áudio (se for estéreo), e os canais não podem ser todos convertidos/modulados pelo mesmo conversor/modulador. Portanto, estás a imaginar o tamanho que o aparelho não teria que ter. Não há microtransistores, microprocessadores ou chips, por mais "inteligentes" e avançados que sejam, que façam o mesmo.
Por isso continuo muito céptico em relação a tal maravilha tecnológica.

DX2

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Gostaria de saber qual o forum em que essa noticia saiu, pois queria me inteirar sobre se é verdade ou não, sobre isto conto o que me transmitiram que a patente foi vendida há iberola em espanha mas com esse nome não encontro nada aparece sempre é iberdrola e que estava prestes a começar a ser montado em serie , será? por isso se alguem souber alguma coisa agradecia

zarco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 21, 2010
Gostos Recebidos
0
nada me espanta e nos trocamos impressoes se e viavel ou nao mas nada sabemos fazemos conjeturas e em abono da verdade nada me espanta.fiquem bem

chico-francisco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
estou de acordo com amigo COPIA, quanto aos tuneres para tdt, já os vi do tamanho de uma pen é só correr a net, nada é impossivel na electronica e para isso os nossos amigos dos olhos rasgados são peritos. um abraço

Última edição:

chico-francisco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
olá amigos, estou de acordo com amigo COPIA, quanto aos tuneres para tdt, já os vi do tamanho de uma pen é só correr a net, nada é impossivel na electronica e para isso os nossos amigos dos olhos rasgados são peritos. um abraço

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Vocês andam a fazer confusão.

A noticia difundida pelo colega COPIA nunca poderá ser real, senão vejamos.

Vamos ler novamente a noticia traduzida para portugues;

"Olá a todos. Está a ser construido um pequeno aparelho para a televisão TDT e que será colocado no mercado a um preço de 18,99€ já com IVA incluido. Trata-se de uma PEQUENA CAIXA SEM COMANDO pouco maior do que uma caixa de forforos. O conceito é converter o sinal Digital para Analógico e na sída volta a misturar os dois permitindo assim que toda a instalação de uma casa fça com que todos os equipamentos funcionem independentemente se são Digitais ou Analógicos. Fica tambem resolvido o problema das antenas colectivas, bas meter a pequena caixa no sótão, ligar-lhe a antena e tdo o prédio tem TV Digital e Analógica. Por isso se chama á atenção de todos aqueles que prespectivaram comprar uma caixa para cada TV para que o não façam já sem ver"

Um receptor de tdt tem que ter tuner para receber o sinal da antena, amplifica-lo e demodular a stream de sinal e depois decodifica-la, em video, som, e informação e enviar os sinais certos para o respetivo canal (video para a imagem, som para o circuito de som e dados para o circuito de informaçao. Se inventarem uma pequena caixa sem comando, como diz a noticia, PELO TV NUNCA VAI SER POSSÍVEL MUDAR CANAIS, portanto não esperem por nada destes sistemas nem façam confusoes com tuners tipo pen, porque esse tipo de receptor quem faz a decodificação para video, som e informação é o PC, a pen faz simplesmente de tuner que recebe, amplifica o sinal e envia a stream por usb

A eletrónica faz muita coisa, mas não faz milagres

cumprimentos

Espero ser ilucidativo

Última edição:

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas,
Eu esperarei sentado no sofá para ver chegar essa maravilha...
Cps