Portal Chamar Táxi

Novo álbum de Noa antecipa digressão a Portugal em Outubro

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
Novo álbum de Noa antecipa digressão a Portugal em Outubro

A cantora israelita Noa projecta uma digressão no Outono a Portugal para apresentação ao vivo do seu novo disco, «Genes and Jeans», que chega esta semana ao mercado.

Noa afirmou que este novo álbum «reflecte essencialmente» as suas raízes iemenitas.«Senti necessidade de ir buscá-las, mas interpretá-las à minha maneira, reflectindo o tempo que vivi em Nova Iorque, o que tem sido a minha vida, sem lhes retirar porém a autenticidade», explicou.

«O título do álbum - acrescentou - diz tudo, os genes, é aquilo que transportamos, que é a nossa herança, e a ganga [jeans] aquilo que uso diariamente e é a minha roupa de hoje».

Composto por 14 temas, «Genes & Jeans» é editado pela Universal Music e inclui algumas canções tradicionais e outras em hebraico, iemenita e inglês escritas por Noa si em parceria com Gil Dor.

«Este é o primeiro álbum totalmente feito por nós, em plena liberdade artística sem pressões de editores ou quaisquer outras. Desde a ideia à concepção dos temas», vincou. «Waltz ti the road» é o primeiro tema do álbum, que «procura ouvir uma geração que está a desaparecer, a dos fundadores de Israel».

«Os meus avós - disse a cantora e compositora - vieram do Iémen para construir Israel, a sua terra prometida, os meus pais foram para os Estados Unidos, onde eu nasci, à procura dessa terra prometida. Eu regressei a ela, Israel». Noa descreve o disco como «uma viagem, com coisas alegres, outras mais melancólicas, outras mais mexidas, variando sempre».

As canções iemenitas que ouvia na sua infância a avó cantar constituíram o ponto de partida para este álbum que se tornou uma «urgência» para a cantora, sentida sobretudo depois da morte do seu avô, Israel Nini, a quem o dedica. «Tínhamos de registar enquanto estavam vivas as pessoas das primeiras gerações, aqueles a quem chamamos os fundadores», disse a cantora.

A cantora realçou ainda à Lusa «a beleza do cantar iemenita, que é de uma grande subtileza e simplicidade, sem ornamentos».

Noa actuará em Portugal em Outubro, dia 07, no Centro Cultural e Congressos de Ílhavo, dia 09 no Teatro das Figuras, em Faro, dia 10 no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e dia 11 no Theatro Circo, em Braga.

Diário Digital / Lusa