- Entrou
- Fev 10, 2012
- Mensagens
- 4,160
- Gostos Recebidos
- 2


Um novo ataque de pirataria informática está a atingir empresas em todo o mundo.
Cerca de um mês e meio depois do mega ataque que atingiu centenas de multinacionais, incluindo empresas portuguesas, os piratas informáticas voltaram a atacar.
A Ucrânia é o país mais atingido, mas há registo de firmas atacadas no Reino Unido, França, Holanda, Rússia e Índia.
A transportadora marítima dinamarquesa Maersk, o gigante publicitário britânico WPP e o grupo industrial francês Saint-Gobain confirmaram ter sido afectadas pelo ataque informático, precisando que os respectivos sistemas foram protegidos para evitar eventuais perdas de dados.
O sistema de monitorização de radiação, em Tchernobil, também é um dos alvos do ataque, de acordo com informação divulgada pela AFP.
O Banco Central da Ucrânia informou que vários bancos e empresas ucranianos tinham sido alvo de um ataque informático que provocou constrangimentos em diversos serviços, nomeadamente nos pagamentos com cartões bancários.
"O Banco Central da Ucrânia informou os bancos e outros agentes do mercado financeiro de um ataque informático externo realizado hoje contra as páginas na Internet dos bancos ucranianos e de empresas públicas e comerciais", referiu a instituição, num comunicado.
Por exemplo, e na sequência do ataque, os passageiros do metro de Kiev não estavam a conseguir comprar bilhetes com os respectivos cartões bancários e os bancos ucranianos tiveram de suspender alguns dos serviços prestados aos seus clientes.
Na Rússia, o gigante petrolífero Rosneft confirmou ter sido vítima de um "poderoso ataque informático" que visou os seus servidores.
O grupo russo petrolífero precisou que a sua produção não foi interrompida.
Segundo a BBC, o ataque é semelhante ao desencadeado em maio: poderá tratar-se de uma tentativa de pedir dinheiro para desbloquear os computadores afectados.
Alguns especialistas, referidos pelo "The Guardian", dizem que poderá ser uma variação do vírus chamado Petya, também conhecido por Petrwrap.
Fonte