Portal Chamar Táxi

Novo Governo terá de esperar um mês para assumir funções

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,093
Gostos Recebidos
496


As eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 29 de Maio ou 05 de Junho, mas se a tradição se cumprir, os portugueses terão depois de esperar mais um mês para ter um novo Governo em funções.

Nas últimas eleições legislativas, no final de 2009, o agora primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, foi eleito a 27 de Setembro, mas o novo executivo minoritário socialista apenas tomou posse no Palácio da Ajuda a 26 de Outubro, com o programa do Governo a ser discutido na Assembleia da República na primeira semana de Novembro.

Quatro anos antes, José Sócrates tinha sido um pouco mais rápido a formar o novo Governo e apenas três semanas depois das eleições de 20 de Fevereiro tomou posse para chefiar o primeiro executivo português de maioria socialista.

Contudo, a discussão do programa do Governo no Parlamento só começou a 21 de Março, ou seja, um mês e um dia depois das eleições.

No ano anterior, quando Pedro Santana Lopes substituiu Durão Barroso na chefia do Governo de coligação PSD/CDS-PP e, apesar de não se terem realizado eleições, também decorreu quase um mês entre os sociais-democratas terem escolhido o sucessor do agora presidente da Comissão Europeia e a discussão do programa do novo executivo na Assembleia da República, já no final de Julho, nos dias 27 e 28.

Em 2002, ano em que também se realizaram eleições legislativas antecipadas depois da demissão de António Guterres, Durão Barroso tomou posse como primeiro-ministro três semanas depois das eleições de 17 de Março e viu o programa do seu Governo ir à Assembleia da República precisamente um mês depois do ato eleitoral: a 17 e 18 de Abril.

Três anos antes, António Guterres tinha sido bastante mais rápido e apenas duas semanas após as eleições que ditaram a sua reeleição estava a tomar posse como primeiro-ministro.

Porém, em 1991, os socialistas tinham demorado bastante mais a apresentar aos portugueses o Governo que colocou um ponto final a dez anos de cavaquismo . As eleições que ditaram a vitória do PS realizaram-se a 01 de Outubro, mas só quase um mês depois, a 28 de Outubro, o novo Governo tomou posse.

Um mês foi também o tempo médio que o agora Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, demorou a ver os seus três Governos tomarem posse.

No primeiro Governo cavaquista , em 1985, decorreu precisamente um mês entre as eleições e a tomada de posse do executivo (06 de Outubro a 06 de Novembro).

Em 1987, as eleições realizaram-se a 18 de Julho e o primeiro executivo maioritário de Cavaco Silva tomou posse a 17 de Agosto, enquanto em 1991 o ato eleitoral decorreu a 06 de Outubro e o Governo foi empossado no último dia do mês.

Contudo, além da data da tomada de posse, «a apreciação» do programa do Governo na Assembleia da República é também bastante relevante, pois, conforme estabelece o número 5 do artigo 186º da Constituição, até essa altura o executivo «limitar-se-á à prática dos actos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos?.

SOL/Lusa
 
Topo