Portal Chamar Táxi

Novo romance de Paul Auster sai em Outubro

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1

Novo romance de Paul Auster sai em Outubro

A editora Asa/Leya lança em Outubro o novo livro de Paul Auster. "Homem na escuridão" narra o drama pessoal de August Brill e é, ao mesmo tempo, uma outra visão que o autor dá sobre o seu país, os Estados Unidos.

O novo romance do escritor norte-americano Paul Auster, intitulado "Homem na escuridão", será editado em Portugal na primeira semana de Outubro, revelou à agência Lusa a editora Asa/Leya. Escrito no Verão passado, o livro sairá no mercado nacional com tradução de José Vieira de Lima, tradutor habitual da obra de Auster para aquela editora.

A personagem central deste novo romance, que decorre ao longo de uma só noite, é August Brill, um crítico literário reformado de 72 anos, que recupera de um acidente de automóvel em casa da filha, em Vermont. Acamado e sem conseguir dormir, começa a idealizar histórias num mundo paralelo para fazer esquecer traumas do seu passado recente, como a morte da mulher e o assassinato de Titus, o namorado da sua neta.

Nesse mundo paralelo, Paul Auster traça, através de August Brill, uma nova visão do seu país, segundo a qual os atentados de 11 de Setembro nunca ocorreram e os Estados Unidos não declararam guerra ao Iraque, mas debatem-se com um conflito interno. Em "Homem na escuridão", o escritor volta a entrelaçar a história com os seus romances anteriores, já que inclui neste novo livro as personagens Peter Aaron e Benjamin Sachs, de "Leviathan".

"Homem na escuridão", que será publicado nos Estados Unidos em Agosto, sucede a "Viagens no Scriptorium". Paul Auster nasceu em New Jersey em 1947, vive em Nova Iorque há mais de 30 anos e é um dos escritores norte-americanos mais apreciados em Portugal, onde tem praticamente toda a sua obra publicada.

É autor de romances como "Mr. Vertigo", "Palácio da lua", "Música do acaso", "Leviathan", "Trilogia de Nova Iorque", "Timbuktu", "O livro das ilusões", "As loucuras de Brooklyn" e "O país das últimas coisas". De Auster é ainda conhecido o trabalho no cinema como realizador e argumentista.

Em Outubro esteve em Portugal para estrear o seu segundo filme, "A vida interior de Martin Frost", rodado no nosso país, que se juntou a "Lulu on the Bridge", de 1998. Paul Auster escreveu ainda o argumento do filme "Smoke" (1995), de Wayne Wang, e co-realizou com este cineasta o filme "Blue in the face" (1995).


JN
 
Topo