Portal Chamar Táxi

Novos medicamentos em vista para o cancro do fígado

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160
Uma investigação do Hospital Clínic de Barcelona abriu caminho ao desenvolvimento de um tratamento farmacológico eficaz para o cancro do fígado mais agressivo, o colangiocarcinoma, que só pode ser operado em 30% dos casos.

O líder da investigação, e catedrático de medicina no Hospital Mount Sinai de Nova Iorque, Josep Maria Llovet, assinalou que o estudo permitiu identificar duas variantes do colangiocarcinoma, abrindo caminho à possibilidade de, no período de oito anos, serem desenvolvidos medicamentos específicos para cada classe do tumor, informou esta terça-feira a agência noticiosa espanhola EFE.

Atualmente, os dois tipos de tumor têm o mesmo tratamento: no estádio inicial da doença é possível operar, embora o risco de reincidência seja de cerca de 60 %, com uma sobrevivência de dois a cinco anos, e, nos restantes casos (à volta de 70%), recorre-se à quimioterapia, com uma sobrevivência média de 12 meses.

A investigação servirá para desenvolver o tratamento de uma doença cuja incidência duplicou nos últimos 10 anos.

O aumento deste tipo de cancro deve-se ao crescimento da ocorrência dos fatores que o provocam, como a cirrose, que multiplica por 20 as possibilidades de ter um colangiocarcinoma, a hepatite B e C, que aumenta a probabilidade cinco vezes, e o alcoolismo, que a multiplica por dois.

O colangiocarcinoma afeta duas em cada 100 mil pessoas e mais os homens do que as mulheres (por cada 100 mulheres existem 150 homens com este tipo de cancro), segundo a EFE.

jn
 
Topo