- Entrou
- Abr 6, 2007
- Mensagens
- 5,430
- Gostos Recebidos
- 0

De acordo com uma notícia avançada hoje pelo The Guardian, que cita informações fornecidas por Edward Snowden, a agência de segurança americana NSA e a agência inglesa GCHQ infiltraram agentes nas comunidades virtuais dos jogos online World of Warcraft e Second Life.
O documento é de 2008 e tem como título “Explorando o Uso para Terrorismo de Jogos e Ambientes Virtuais “.
De acordo com o documento apresentado, as agências recolham dados em massa utilizando as consolas Xbox Live, plataforma onde existem mais de 48 milhões de jogadores.
Segundo o jornal, as agências colocaram agentes em “tempo real” nos jogos, assim como tentaram também recrutar informadores dentro do próprio jogo.
O documento sublinha ainda o risco de deixar as comunidades virtuais sem vigilância, descrevendo-as como “uma rede com abundância de alvos de contra-espionagem de interesse” na qual estes se podem “esconder à vista de todos”.
No mercado dos jogos online, dezenas de milhões de utilizadores criam o seu mundo virtual e competem com outras personagens criadas por outros utilizadores. No entender das agências, um meio de “elfos e duendes” inocentes onde terroristas poderiam estar a actuar.
O potencial para a recolha de informações em plataformas de consolas de jogos é tal que poderia incluir os chats de conversação, gravação de voz ou vídeo, combinados com informação biométrica.
Segundo a opinião do analista, o mercado dos jogos online “são uma oportunidade”. Nas notas informativas, os muitos agentes de inteligência operavam dentro do jogo de tal forma que foi necessário um grupo de “desmembramento” que actuasse de maneira a garantir que os agentes não se espiassem entre si.
Fonte: ZAP