- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,136
- Gostos Recebidos
- 1,101

É importante guardar as batatas da forma mais correta para evitar o desperdício (e não só). Porquê? Batatas contêm naturalmente uma toxina chamada solanina, inofensiva quando consumida em pequenas quantidades, mas que em alguns casos pode tornar-se perigosa.
Como assim? Infelizmente, as batatas, assim como outros tubérculos, são capazes de a "desenvolver em abundância quando armazenados incorretamente", o que pode ser perigoso, alerta um relatório da Universidade do Estado de Michigan, citado no BestLife.
Existem dois sinais comuns de que uma batata desenvolveu níveis perigosos de solanina: pode começar a libertar um cheiro amargo e a casca pode ficar com uma tonalidade verde.
"Enquanto o verde em si é clorofila inofensiva, a cor verde é um indicador da presença de solanina", lê-se no relatório. Batatas com elevados níveis da toxina podem "libertar um gás nocivo capaz de deixar uma pessoa inconsciente" ao ser inalado em quantidades elevadas.
Também há riscos em consumir batatas que produziram solanina em excesso. Segundo a Smithsonian Magazine, citada no mesmo site, a toxina é conhecida por "causar distúrbios gastrointestinais, induzir o coma ou mesmo a morte nas 24 horas seguintes ao consumo".
IN:NM