Portal Chamar Táxi

Informação O cancro raro que vitimou a atriz Emilie Dequenne aos 43 anos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,061
Gostos Recebidos
1,096
naom_67d82e9230432.webp


A atriz belga Emilie Dequenne morreu aos 43 anos. Em 2023, tinha sido diagnosticada com um cancro raro nas glândulas suprarrenais. Já em 2024 anunciou que a doença estava em remissão, mas no final do ano houve teve uma recaída.


O carcinoma do córtex da glândula suprarrenal, também denominado carcinoma adrenocortical, "é um tipo de cancro raro e estima-se que a incidência anual seja de apenas 0,7-2/1.000.000 e que corresponde a 0,02% de todas as neoplasias", revela o ‘website’ da Sociedade Portuguesa Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.





Segundo o 'website' da Cleveland Clinic, estas glândulas ficam um pouco acima dos rins e são responsáveis pela produção de hormonas e também por controlar o metabolismo. Trata-se de uma condição que por vezes não apresenta qualquer tipo de sintomas.


Ainda assim, quando aparecem passam desde dor abdominal; pelo excesso de pelos no corpo e rosto, no caso das mulheres; pelo aumento do peito, nos homens; pela pressão alta; e pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue.


Explicam que este tipo de tumor cresce rapidamente e pode espalhar-se por outras partes do corpo. A origem deste tipo de cancro não é certa. Pode acontecer devido a mutações genéticas ou hereditárias.

IN:NM
 
Topo