• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Mundial da Qualidade​


O Dia Mundial da Qualidade é uma data que foi instituída em 1990 pela ONU e comemora-se atualmente na segunda quinta-feira de novembro.


A data é promovida pelo CQI (Chartered Quality Institute) e tem como objetivo destacar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações, assim como para a prosperidade dos indivíduos e dos países.


Em Portugal, o IPQ - Instituto Português de Qualidade é responsável pela gestão do Sistema Português de Qualidade (SPQ).


Neste dia, as organizações públicas, privadas e da economia social são incentivadas a engajar ainda mais os seus colaboradores na promoção da qualidade. É uma oportunidade para se falar em qualidade e de se encontrar novas formas de a promover.


Qualidade



Sugestões de Atividades para o Dia Mundial da Qualidade​


Esta é uma boa data para implementar diversas atividades na sua organização, tais como:


  • realizar uma reunião para discutir e implementar um novo sistema de qualidade;
  • organizar palestras ou workshops de qualidade envolvendo colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros estratégicos;
  • dar exemplos de melhorias de qualidade existentes nas empresas;
  • mostrar vídeos para explicar a qualidade desejada;
  • fazer uma sessão de grupo para melhorar a comunicação e a relação entre os colaboradores;
  • publicar fotos nas redes sociais das comemorações e das ações em prol da qualidade.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia de São Martinho​

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente em 11 de novembro.


Este dia é uma das celebrações que marcam o outono, e a tradição exige celebrar-se a data com um magusto, que consiste em castanhas assadas. A tradição é tão popular que o Dia de São Martinho também é lembrado como o Dia do Magusto.


As pessoas costumam se reunir para celebrar a data comendo castanhas, o magusto, e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.


Lenda de São Martinho​


A lenda conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal.


O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo um pouco do frio, Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo.


Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança no tempo terá sido a recompensa a Martinho, graças a sua bondade com aquele homem.


Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.


Martinho de Tours, São Martinho, nasceu em 316. Foi militar, bispo e tornou-se um santo padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. Faleceu em 397.


Frases e Provérbios de São Martinho​


  • Por S. Martinho, semeia fava e o linho.
  • Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
  • Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
  • No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  • No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
  • No dia de S. Martinho, com duas castanhas se faz um magustinho.
  • Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
  • Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
  • Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia do Armistício​


O Dia do Armistício é celebrado a 11 de novembro.


Foi a 11 de novembro (o mês número 11 do calendário) de 1918, às 11 horas, que se assinou o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes.


Este dia 11 de novembro tornou-se desde então um dia de lembrança em homenagem aos soldados e sobreviventes da Grande Guerra.


Portugal na I Guerra



Em muitas partes do mundo fazem-se dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã locais. O primeiro minuto é para homenagear as vítimas da Guerra (cerca de 20 milhões de pessoas entre mortos e inválidos) e o segundo para homenagear os sobreviventes deste conflito mundial.


Portugal participou da Primeira Guerra auxiliando os batalhões britânicos estacionados na Bélgica e também na África, enviando tropas para combater em Angola e Moçambique.


O Dia do Armistício é feriado nacional em França, país onde faleceram cerca de 1,4 milhões de pessoas na Primeira Guerra Mundial. Na Bélgica também se comemora a data como um feriado nacional.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Mundial do Origami​


O Dia Mundial do Origami comemora-se a 11 de novembro.


Mais do que um simples papel dobrado, o origami é um símbolo de paz, utilizado há séculos em cerimónias e festivais japoneses. Uma menina de 12 anos de seu nome Sadako Sasaki, vítima da bomba atómica da Segunda Guerra Mundial, tornou o origami de um grou um símbolo de paz mundial.


Sadako fez 646 grous (tsurus) antes de morrer, na esperança de pedir um desejo de cura, segundo a lenda que diz que quem faz 1000 mil tsurus em origami tem direito a um desejo concedido pelos deuses. Os seus amigos fizeram mais 354 para completar os 1000 tsurus.


O dia 11 de novembro foi escolhido pela Nippon Origami Association para a celebração do origami por o encararem como um dia adequado para a paz e para a esperança mundial.


No Dia Mundial do Origami realizam-se workshops sobre esta arte, entre outras iniciativas. É o dia ideal para aprender ou melhorar a arte do origami. Pode depois partilhar nas redes sociais ou oferecer os resultados do seu trabalho às pessoas amigas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Mundial da Pneumonia​


O Dia Mundial da Pneumonia assinala-se a 12 de novembro.


Este dia celebra-se desde 2009, com o objetivo de consciencializar o mundo sobre a principal causa de morte nas crianças com menos de 5 anos e de gerar ações que combatam este mal. A pneumonia causa mais mortes do que a malária, HIV, zika, tuberculose e ébola em conjunto.


As iniciativas deste dia consistem em exposições, encontros, colóquios, entre outros.


O que fazer no Dia Mundial da Pneumonia?​


  • Divulgar o Dia Mundial da Pneumonia
  • Difundir os perigos da pneumonia e as vantagens da vacinação contra a doença
  • Fazer uma doação para instituições de luta contra a pneumonia

Dados sobre a Pneumonia​


Apesar de ser um dos males mais facilmente prevenidos na saúde mundial (através da vacinação), de 20 em 20 segundos morre uma criança vítima de pneumonia. Cerca de 99% dos óbitos derivados da pneumonia registam-se em países em desenvolvimento.


Um simples tratamento com antibióticos, que custa menos de 1 euro, é capaz de curar a pneumonia se for iniciado suficientemente cedo.


A doença mata três milhões de pessoas por ano, contando cerca de 476 mil mortes infantis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Desde 2000 que o número anual de morte de crianças com esta doença comum diminui para metade, existindo um plano para ainda o diminuir mais.


Sintomas de Pneumonia​


  • dores no tórax
  • expetoração com secreção amarela (por vezes com sangue);
  • falta de ar
  • febre
  • tosse forte
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Mundial da Diabetes​


O Dia Mundial da Diabetes é celebrado anualmente a 14 de novembro.


Origem do dia​


Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.


A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.


O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, o qual coincide com o aniversário de Frederick Banting. Juntamente com Charles Best, Frederick Banting criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.


Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos.


Símbolo do Dia Mundial da Diabetes​


Símbolo da diabetes: círculo azul



O círculo azul é o símbolo que representa a diabetes e, logo, que está relacionado com a comemoração mundial dedicada à conscientização da doença.


O símbolo contempla o significado do círculo e da cor azul. Ambos representam a união de todo o mundo com um objetivo: encontrar a melhor forma de lidar com a diabetes.


Objetivos deste dia​


As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.


Para as pessoas que sofrem de diabetes as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento sobre ela. Através da compreensão da doença torna-se mais fácil prevenir as suas complicações.


Isso porque cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes.


Dia Mundial da Diabetes em Portugal​


Em Portugal, as comemorações têm a promoção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia juntamente com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.


Caminhadas pela diabetes são exemplos de atividades realizadas neste dia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Mundial do Órfão​


O Dia Mundial do Órfão comemora-se todos os anos na segunda segunda-feira de novembro.


Guerra, fome, doença ou pobreza são algumas das causas de existirem cerca de 153 milhões de órfãos no mundo. De dois em dois segundos uma criança algures no globo perde o direito a pertencer a uma família e a ter uma vida normal.


Neste dia faz-se um apelo à comunidade global para a causa dos órfãos, para a causa de todas as crianças sem pai e sem mãe que existem no mundo.


A data foi criada pela The Stars Foundation e foi recebendo o apoio de instituições e governos aos poucos, ao longo dos anos.


Os estudos apontam para a gravidade da situação dos órfãos acolhidos em instituições, desde a violência ao abuso sexual. Entre estas crianças, 10% a 15% cometem suicídio antes de atingirem a maioridade e 60% das meninas tornam-se prostitutas, enquanto 70% dos meninos tornam-se criminosos. 99% dos órfãos nunca serão adotados e 400.000 órfãos morrem anualmente de fome.


Criança sentada em tronco de árvore cortado, de costas



Neste dia todos os cidadãos são incentivados a ajudar na causa dos órfãos, da forma que se puder:


  • Participar em orações e vigílias pelos órfãos;
  • Fazer donativos a orfanatos locais;
  • Divulgar a causa dos órfãos;
  • Recolher fundos para os órfãos;
  • Ser um voluntário num orfanato;
  • Apadrinhar uma criança num orfanato.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia do Escritor Preso​


O Dia do Escritor Preso é celebrado anualmente a 15 de novembro.


É um dia de reconhecimento, de luta e de apoio aos escritores que sofrem perseguição por simplesmente utilizarem o seu direito de liberdade de expressão.


A data foi criada em 1981 pela PEN International (Poets, Essayists and Novelists) e divulga todos os anos o aprisionamento injusto, a morte, o desaparecimento, a violência e outras formas de ataque a escritores de todo o mundo.


Para além de procurar a libertação dos escritores e de promover a cultura literária, a data homenageia ainda os escritores mortos desde o último Dia do Escritor Preso.


A cada ano são escolhidos cinco países e cinco escritores em específico para demonstrar a realidade geral dos 900 escritores maltratados e silenciados pelo mundo. A PEN faz pressão junto dos governos e doutras entidades para obter a libertação destes escritores, assim como incentiva as pessoas a escreverem cartas às mesmas entidades ou aos escritores presos, para lhes mostrar que mesmo presos, eles não foram esquecidos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa​

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente a 15 de novembro.


O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.


Neste dia os programas televisivos podem apresentar língua gestual, assim como se podem realizar cursos e outras iniciativas especiais a valorizar esta silenciosa língua. A GNR relembra a existência do serviço "SMS Segurança" (número 96 10 10 200) para a receção de emergências de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.


A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta língua possui um vocabulário especial e uma gramática própria.


A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Internacional da Tolerância​


O Dia Internacional da Tolerância é celebrado anualmente a 16 de novembro.


A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.


A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. É um dia destinado não só aos governos e organizações mas também às comunidades e aos cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço e no mundo.


Realizam-se neste dia encontros, debates, campanhas de informação, entre outras iniciativas. O ênfase vai para a educação para a tolerância e para as várias formas de injustiça, opressão, racismo e discriminação, assim como para as consequências deste na sociedade.


Declaração Universal dos Direitos Humanos​


A instauração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26:


  • Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.
  • Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão.
  • A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Nacional do Mar​


O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro.


Neste dia decorrem várias iniciativas em Portugal tendo em vista mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional.


Importância do mar​


O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um setor vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB).


De acordo com dados divulgados em 2013, o mar português dá trabalho a 100 mil pessoas e representa uma riqueza anual de 8 mil milhões de euros.


Origem da data​


A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.


Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.


Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.


Neste dia pode visitar Belém e o Museu da Marinha, por exemplo, onde se realizam iniciativas especiais ligadas à data.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia dos Sistemas de Informação Geográfica​

O Dia dos Sistemas de Informação Geográfica comemora-se anualmente na terceira quarta-feira de novembro, na semana da consciencialização para a Geografia.


Conhecido mundialmente como GIS Day (Geographic Information System Day), este dia tem como objetivo destacar a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para o quotidiano do homem, divulgando as suas potencialidades e os seus contributos à comunidade.


Esta data mundial é uma oportunidade para descobrir e para demonstrar as aplicações dos SIG no mundo real, ou para construir e fortalecer uma comunidade à volta de um SIG.


Um SIG é um sistema constituído por um conjunto de programas computacionais que organiza informações territoriais por níveis de informação temáticos, representado o mundo em escala reduzida e facilitando a análise e a gestão do espaço.


A primeira celebração formal da data teve lugar em 1999 por intermédio da empresa ESRI. Em Portugal a primeira celebração decorreu em 2003. Desde então várias instituições de ensino e do governo local têm organizado iniciativas em torno dos Sistemas de Informação Geográfica. Os eventos podem ser conhecidos no site GISday.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Pelo Fim da Impunidade​


O Dia Pelo Fim da Impunidade observa-se no calendário a 23 novembro.


O objetivo do Dia Pelo Fim da Impunidade é chamar a atenção para as situações de injustiça verificadas no mundo relativamente a jornalistas, escritores, ativistas, artistas e músicos, que são proibidos de se expressar livremente ou mortos por se exprimirem. Liberdade de expressão é o lema deste dia.


A data de 23 novembro recorda o massacre de Ampatuan (massacre Maguindanao) nas Filipinas, onde entre 57 pessoas se mataram 32 jornalistas (é o maior massacre conhecido contra esta classe profissional).


Desde 2006 que se assassinaram mais de 800 jornalistas e profissionais da comunicação social. Nove em dez casos não sofrem o devido castigo, saindo os criminosos impunes.


A efeméride foi criada em 2011, ano em que se escreveram 1,643 cartas de protesto a 11 governos e se obteve cobertura mediática em 31 países do mundo. Desde o dia 1 de novembro que se incentiva a divulgação de situações de injustiça online, a publicação de cartas de protesto
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia do Arando​


O Dia do Arando assinala-se anualmente a 23 de novembro.


Este dia chama a atenção para a importância nutricional do arando vermelho. Este é considerado um “super fruto” pelas suas capacidades antioxidantes e pelo seu alto nível nutritivo.


Propriedades do arando vermelho​


O arando é utilizado para travar cistites, infeções urinárias e dos rins, colesterol e complicações cardiovasculares. Ele possui capacidades anti-inflamatórias, antibióticas e antissépticas. Esta baga contém uma substância chamada proantocianidina tipo A, que é um antioxidante natural, presente noutros alimentos como as uvas e o chocolate.


Para os índios norte-americanos o arando vermelho era o alimento milagroso, que curava todas as feridas.


Os arandos são mais facilmente encontrados frescos no mercado entre novembro e fevereiro.


Consumo do arando​


No Dia do Arando pode ingerir o pequeno fruto de diversas formas, tais como em sumo natural, junto com a comida (é uma peça essencial do Dia de Ação de Graças), em cápsula ou simplesmente em estado puro, em fruto fresco.


O arando também pode ser consumido na forma de passas, mas estas têm mais açúcar e menos propriedades benéficas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia de Fibonacci​

O Dia de Fibonacci observa-se a 23 de novembro.


Esta data na sua ordem americana (11/23: mês de novembro, dia 23) corresponde aos primeiros números da famosa sequência de Fibonacci.


Sequência de Fibonacci​


A sequência de Fibonocci é uma sucessão de números inteiros infinita que na qual cada termo subsequente corresponde à soma dos dois anteriores. Os números de Fibonacci são assim: 0,1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181…


Ao se dividir qualquer número desta sequência pelo anterior, extrai-se a razão que é uma constante transcendental chamada de número de ouro. Esta proporção é muito usada na arte, arquitetura e design, por ser agradável ao olho.


Ao transformar estes números em quadrados e ao dispô-los de forma geométrica, consegue-se traçar uma espiral perfeita, que também é visível em variados organismos vivos.


Leonardo Fibonacci​


Esta sucessão já era conhecida na antiguidade, mas foi Fibonacci que a explicou e divulgou na Europa, chamando a atenção para a sua importância no desenvolvimento da ciência.


O Dia Fibonacci comemora esta sequência e o homem que a descreveu em 1202, Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa.


O matemático italiano teve ainda um papel relevante na introdução dos algarismos arábicos na Europa, sendo considerado o matemático ocidental mais talentoso da Idade Média.





Para celebrar o dia pode investigar sobre esta espantosa sequência e tentar descobrir onde ela se encontra à sua volta.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Mundial da Ciência​

O Dia Mundial da Ciência tem o seu lugar na agenda mundial a 24 de novembro.


O objetivo do Dia Mundial da Ciência é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.


Neste dia realizam-se várias atividades, sobretudo nas escolas, onde se tenta despertar o interesse na ciência nos alunos, com a realização de experiências, a exibição de filmes sobre cientistas famosos, a realização de trabalhos de grupo, etc.


Em novembro celebra-se ainda o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento promovida pela UNESCO.


Frases sobre ciência​


“Existe uma coisa que uma longa existência me ensinou: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente; e, portanto, é o que temos de mais valioso." Albert Einstein


“O fim da ciência não é abrir a porta ao saber eterno, mas sim colocar limites ao erro eterno”. Galileu


“A ciência explica a natureza e cria novos mundos que não percebemos com nossos sentidos”. Marcelo Gleiser
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Nacional da Cultura Científica​


O Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se a 24 de novembro.


Origem do Dia​


Este Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.


Atividades​


Neste dia realizam-se atividades nas escolas do país, como experiências científicas e trabalhos de grupo, para colocar depois em exposição. Também se organizam colóquios e sessões de divulgação científica nas principais cidades do país, para as populações terem mais contacto com as atividades e com os profissionais do mundo da ciência.


Celebrar a ciência e despertar o interesse por esta são os objetivos principais deste dia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia de Ação de Graças​


O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês) é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Em 2022, a 24 de novembro.


Esse é um feriado muito importante nos Estados Unidos, assim como o Natal e o Ano Novo, onde é comemorado oficialmente desde 1863.


No Canadá também é muito comemorado, embora em datas diferentes, pois se é celebrado na segunda segunda-feira de outubro.


Trata-se de um dia de agradecimento a Deus por todas as bênçãos recebidas ao longo do ano. É um dia de estar com a família e de lembrar o amor ao próximo.


Mesa para Ação de Graças



O peru é uma das principais tradições do feriado e, por isso, essa data também é conhecida como Dia do Peru (Turkey Day, em inglês). Faz parte da mesa neste dia de agradecimento outras iguarias, como puré de batata, torta de abóbora e molho de amora.


Origem do Dia de Ação de Graças​


Desde a Idade Antiga era comum realizar festa pela colheita de frutos e cereais. A tradição de celebrar, com a mesa farta, as boas colheitas do ano, remonta ao século XVII.


Quando os colonos partiram da Inglaterra para os Estados Unidos no ano de 1620, sofreram muito devido às condições do local e as dificuldades para criar suas plantações.


Entretanto, os índios nativos ensinaram o povo a cultivar a terra e na primeira colheita realizaram uma comemoração pelas bênçãos que Deus os concedeu.


O primeiro dia de Ação de Graças foi realizado em 1621 com três dias de celebração na colônia Plymouth, atualmente Massachusetts.


Em 1863 o presidente Abraham Lincoln decretou a última quinta-feira do mês de novembro como dia oficial de Ação de Graças. A data foi fixada como feriado nacional em 1941 pelo presidente Franklin Roosevelt.


Dia de Ação de Graças em Portugal​


Apesar de ser uma data conhecida, o Dia de Ação de Graças passa quase despercebido em Portugal. Isso porque não há tradição de comemoração deste dia entre os portugueses, exceto principalmente pelos descentes e imigrantes americanos e canadenses.


A ideia de dar graças por tudo de bom que acontece é um ótimo motivo para festejar. Aproveite esse dia para agradecer a quem merece reconhecimento e para passar mais tempo com quem mais gosta.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres​


O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro.


Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.


Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.


Violência contra as mulheres em Portugal​


25 de novembro



85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos.


As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que além de prestar apoio às vítimas, organiza eventos especiais neste dia.


A PSP (Polícia de Segurança Pública) também garante apoio às vítimas de violência doméstica, tendo implementado o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade na PSP (PIPP), que consiste no atendimento, acompanhamento, apoio e encaminhamento das vítimas.


Origem da Data​


Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde então, essa data tem sido comemorada no mundo.


A data está relacionada com a homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs tornaram-se um símbolo mundial de luta contra a violência que vitimiza as mulheres.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
27,049
Gostos Recebidos
63

Dia de Lembrança das Compras​


O Dia de Lembrança das Compras observa-se a 25 de novembro.


O objetivo deste dia é lembrar as pessoas mais atarefadas e distraídas de que falta apenas um mês para o Natal, sendo esta a altura ideal para se planear as compras de todas as prendas natalícias.


Ao se comprar as prendas de Natal com antecedência, evita-se a azáfama das compras de última hora, assim como se fazem compras mais cuidadas e pensadas.


Outro benefício de planear as compras mais cedo é a possibilidade de encontrar promoções nesta altura de fim de ano, afinal podem surgir boas oportunidades na Black Friday, por exemplo.


Dia de Lembrança das Compras



Então, aproveite este dia e faça uma lista do que precisa comprar para o Natal, não só as prendas como também tudo o que vai precisar para a decoração e a ceia. E, acima de tudo, tente aproveitar para pesquisar os melhores preços nas lojas físicas ou online.


Origem do Dia de Lembrança das Compras​


A origem deste Dia de Lembrança de Compras (Shopping Reminder Day) é incerta, acreditando-se que a data faz um apelo ao consumismo da Black Friday, o dia de compras por excelência nos Estados Unidos da América, que também é comemorado no fim de novembro.
 
Topo